Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46261
Type: TCC
Title: Plataforma Nise: o design como ferramenta de auxílio à depressão feminina nas universidades
Authors: Cunha, Isabelle Medeiros da
Advisor: Barros, Camila Bezerra Furtado
Keywords: Inovação social;Design de interface;Depressão;Gênero;Universidade
Issue Date: 2018
Citation: CUNHA, I.M. Plataforma Nise: o design como ferramenta de auxílio à depressão feminina nas universidades. 2018. 132 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo deste projeto é entender a relação entre depressão e gênero, e como o design pode atuar direta e positivamente, através da inovação social, em questões relacionadas à saúde mental dentro da universidade. Iniciamos nossos estudos através da conceituação da depressão e seu impacto em todo o mundo, a fim de entender como a doença afeta os espaços da universidade, prestando atenção, como resultado, à Universidade Federal do Ceará. Além disso, o papel social das mulheres foi colocado no contexto, ao mesmo tempo em que examinava a relação entre gênero e depressão. Depois de estabelecer esta fundação, o papel social do design foi analisado em termos gerais, onde procuramos relacioná-lo ao conceito de inovação social. Posteriormente, foi realizada uma análise de projetos semelhantes, onde estudamos propostas de design em vários campos que tiveram impacto na saúde mental. Por fim, definimos as diretrizes projetuais usando a metodologia híbrida de Munari (2000) e Garrett (2011), onde conseguimos desenvolver um projeto que englobasse uma das necessidades da mulher universitária com depressão. Ao mesmo tempo, apresentamos o processo de projeto e a minha resposta a esta situação, através do uso de uma plataforma - um espaço seguro. No final, temos as imagens finais com a interface do site, projetadas para oferecer às alunas apoio em seu momento de necessidade.
Abstract: This paper’s aims is to understand the relationship between depression and gender, and how design can act directly and positively, through social innovation, in issues related to mental health within the university. We began our studies through the conceptualization of depression and its impact worldwide, in order to then understand how the disease affects university spaces, paying close attention, as a result, to the Federal University of Ceará. Furthermore, the social role of women was put into context whilst also examining the relationship between gender and depression. After establishing this foundation, the social role of design was analyzed in broad terms, where we sought to relate it to the concept of social innovation. Afterwards, an analysis of similar projects was carried out, where we looked at design projects in several fields which have had an impact on mental health. Finally, we defined the project guidelines using the hybrid methodology of Munari (2000) and Garrett (2011), where we managed to develop a project that encompassed one of the needs of university women with depression. At the same time, we present the design process and my response to this situation, through the use of a platform - a safe space. In the end, we have the final images with the website interface, designed to offer the students support in their moment of need.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46261
Appears in Collections:DESIGN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_imcunha.pdf8,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.