Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Gisele Simone-
dc.contributor.authorFlorambel, Athus Torres-
dc.date.accessioned2019-09-27T12:28:32Z-
dc.date.available2019-09-27T12:28:32Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.identifier.citationFLORAMBEL, Athus Torres. O Uso do método Jigsaw e de experimentos sensoriais na melhoria do ensino e aprendizagem de ácidos e bases no ensino médio. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46206-
dc.description.abstractAiming to connect the precepts of cooperative activity that assists students in the development of interpersonal skills, positive interdependence, individual responsibility, as well as the use of the motivating power of the experimental classes that arouse curiosity and instigate the students to the investigative process, is that it proposes to application of a teaching strategy that makes use of the cooperative learning method jigsaw, associated to sensory experiments involving the senses (taste, smell and vision). The research is carried out with high school students (3rd grade) from a state school in Maracanaú CE, on the subject of acids and bases. For the validation of the method will be used two semistructured questionnaires, one to analyze the contribu tions of the class in the proposed model to the learning of the subject acids and bases and another to analyze acceptance of the method, where the students expose their perceptions about the influence of the cooperative work in their learning, organization and relevance of the stages, didactic resources used and the topic addressed. The observed results show that the proposed class caused significant advances in the acquisition of knowledge by the students, about the theme addressed, and was very well accep ted, including reducing the resistance of students to perform reading activities. Therefore, it is concluded that combining different didactic methods with the teaching and learning process can result in an important instrument for stimulating students' le arning, with potential to accommodate the various forms of student learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQuímica-Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMétodo Jigsawpt_BR
dc.subjectÁcidospt_BR
dc.subjectBases (Química)-
dc.titleO Uso do método Jigsaw e de experimentos sensoriais na melhoria do ensino e aprendizagem de ácidos e bases no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorLima, Isaias Batista-
dc.description.abstract-ptbrO método de aprendizagem cooperativa Jigsaw foi utilizado neste trabalho como estratégia de ensino com o objetivo de unir os preceitos da atividade cooperativa , que auxilia os alunos no desenvolvimento de habilidades interpessoais, interdependência positiva e responsabilidade individual, ao uso do poder motivador das aulas experimentais que despertam a curiosidade e instigam os alunos ao processo investigativo. O método foi associado a experimentos sensoriais envolvendo os sentidos (paladar, olfato e visão) para o ensino do tema de ácidos e bases . A pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio (3ª série) de uma escola da rede estadual de ensino em Maracanaú CE . Para a validação do método, foram utilizados dois questionários semiestruturados, um para analisar as contribuições da aula no modelo proposto para a aprendizagem do tema ácidos e bases e outro para analisar a aceitação do método, no qual os alunos expõem suas percepções sobre a influência do trabalho cooperativo em sua aprendizagem, organização e relevância das etapas, recursos didáticos utilizados e tema abordado. Os resultados observados mostram que a aula proposta provocou avanços significativos na aquisição, pelos alunos, dos saberes relacionados ao tema abordado e que foi muito bem aceito, inclusive reduzindo a resistência dos alunos para a realização de atividades de leitura. Portanto, conclui-se que aliar diferentes métodos didáticos ao processo de ensino e aprendizagem pode resultar em um importante instrumento de estímulo à aprendizagem dos alunos, com potencial para abrigar as diversas formas do aluno aprender.pt_BR
dc.title.enThe Use of the Jigsaw Method and Sensory Experiments in Improving the Teaching and Learning of Acids and Bases in High Schoolpt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_pe_atflorambel.pdf744,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_dis_atflorambel.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.