Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFantin, Monica-
dc.date.accessioned2019-09-26T15:55:56Z-
dc.date.available2019-09-26T15:55:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFANTIN, Monica. “Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 7, n. 1, p. 5-26, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2179 9938-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46164-
dc.description.abstractThe changes in places that children fill in the contemprary society, they socialization forms and they ludics and cultural practices contibute to the construction of news models of learning, increasingly mediated by the use of mobile devices that trigger the emergence of new methodologies and new perspectives of education. The child’s relationship with the digital culture reveals multiples faces of contemprary childhood. To understanding the relationship that child and young people have with mobile devices in the school and the other places we developed several qualitatives reseacrh about the subject with participatory methodologies, interviews, focus groups with students and teachers. The text discusses some aspects of media skills that child demonstrate from the uses of networks and mobile technologies focusing the challenges of educational mediations in the school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPassagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFCpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.titleNativos e imigrantes digitais em questão: crianças e competências midiáticas na escolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade contemporânea, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. A relação da criança com a cultura digital revela múltiplas faces da infância contemporânea e para tentar captar algumas nuances de tal relação na escola e fora dela realizamos diversas pesquisas sobre o tema, com metodologias participativas, entrevistas e grupos focais com estudantes e professores. O texto pretende discutir alguns aspectos das competências midiáticas das crianças a partir do recorte sobre o uso das redes, das tecnologias móveis e das mediações educativas na escola.pt_BR
dc.title.enNatives and digital immigrants in question: children and media skills at schoolpt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_mfantin.pdf862,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.