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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46051
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Bernardo Teodorico Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T15:40:42Z | - |
dc.date.available | 2019-09-24T15:40:42Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Bernardo Teodorico Costa. O “vai-e-vem” em serras da desordem. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, mar. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-9938 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46051 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Prosa | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Poesia | pt_BR |
dc.title | O vai-e-vem em serras da desordem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Serras da Desordem é um filme que, não sem razão, foi citado em uma série de veículos do circuito especializado como merecedor de atenção particular (entre os artigos, apresentações em congressos, livros e revistas, podemos citar Ismail Xavier, Daniel Caetano, Consuelo Lins, Andrea França, André Brasil, dentre outros diversos pesquisadores). Ele vem contribuir para um campo dos estudos de cinema que, sob a rubrica de “documentário”, em muito se tenciona sobre o caráter siamês da imagem cinematográfica; uma cabeça de Meliès e um corpo de Lumière1. Este filme, através de operações múltiplas, dá lugar à existência desse monstro; nos provoca colocando o cinema sob holofotes para que sua existência dupla e bestial se faça evidente: um “cine-monstro”2. Através de procedimentos que lançam mão das imagens como recurso a evocar a história (operação abstrata de ordenação dos eventos no decurso do tempo), Serras da Desordem está ancorado em algo que o extrapola, fora-de-campo e peso de realidade a prender o filme no continente do cinema que chamamos de documentário, ao mesmo tempo em que dele escapa, fazendo da própria História a personagem da ficção que desenvolve. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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