Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46051
Type: Artigo de Periódico
Title: O vai-e-vem em serras da desordem
Authors: Souza, Bernardo Teodorico Costa
Keywords: História;Cinema - Prosa;Cinema - Poesia
Issue Date: 2013
Publisher: Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
Citation: SOUZA, Bernardo Teodorico Costa. O “vai-e-vem” em serras da desordem. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, mar. 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: Serras da Desordem é um filme que, não sem razão, foi citado em uma série de veículos do circuito especializado como merecedor de atenção particular (entre os artigos, apresentações em congressos, livros e revistas, podemos citar Ismail Xavier, Daniel Caetano, Consuelo Lins, Andrea França, André Brasil, dentre outros diversos pesquisadores). Ele vem contribuir para um campo dos estudos de cinema que, sob a rubrica de “documentário”, em muito se tenciona sobre o caráter siamês da imagem cinematográfica; uma cabeça de Meliès e um corpo de Lumière1. Este filme, através de operações múltiplas, dá lugar à existência desse monstro; nos provoca colocando o cinema sob holofotes para que sua existência dupla e bestial se faça evidente: um “cine-monstro”2. Através de procedimentos que lançam mão das imagens como recurso a evocar a história (operação abstrata de ordenação dos eventos no decurso do tempo), Serras da Desordem está ancorado em algo que o extrapola, fora-de-campo e peso de realidade a prender o filme no continente do cinema que chamamos de documentário, ao mesmo tempo em que dele escapa, fazendo da própria História a personagem da ficção que desenvolve. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46051
ISSN: 2179-9938
Appears in Collections:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_btcsouza.pdf509,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.