Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45999
Tipo: | TCC |
Título: | "Professor, o que é evolução?": a estrutura conceitual sobre a teoria da evolução em professores de ensino médio |
Autor(es): | Coelho, Álvaro Luis Freitas |
Orientador: | Verola, Christiano Franco |
Palavras-chave: | Evolução;Ensino de biologia;Ensino de evolução biológica;Formação de professores |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | COELHO, Álvaro Luis Freitas. "Professor, o que é evolução?": a estrutura conceitual sobre a teoria da evolução em professores de ensino médio. 2012. 57 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. |
Resumo: | A teoria da Evolução Biológica é considerada como o eixo unificador da ciência da Biologia. Sua influência é tamanha que seu ensino nas escolas é obrigatório, pois sem ele a disciplina de Biologia seria apenas uma coleção de fatos e fenômenos. Evolução é o processo responsável pela mudança nos caracteres hereditários nos seres vivos. Dessa forma, a Biologia Evolutiva busca estudar os mecanismos que atuam neste processo. Tais mecanismos não atuam de forma diretiva ou providencialista, ou seja, não há um sentido determinado quando se trata de evolução. Muitos pesquisadores têm relatado que a teoria da Evolução Biológica é a teoria mais mal compreendida nos contextos social e escolar. Muitos professores, por apresentarem problemas em sua formação inicial e continuada, juntamente com outros fatores que remetem ao ambiente escolar, apresentam deficiências em conceitos que são importantes para a compreensão e ensino deste assunto em sala de aula. O presente trabalho foi dividido em três partes: a primeira consiste em uma análise de dados gerais sobre os professores (idade, sexo, formação, tempo de magistério etc.); a segunda consiste na análise dos conceitos apresentados por estes professores sobre cinco pontos da teoria evolutiva e como estes aplicam tais conceitos em afirmações simuladas; a terceira busca verificar como ocorre o trabalhos desses professores em sala de aula. Muitos professores apresentaram-se como indivíduos jovens e com pouco tempo de magistério. Houve grandes diferenças entre os conceitos apresentados por cada professor e as respostas às afirmativas simuladas. Muitos destes professores atuam de forma tradicional em sala de aula quanto aos métodos de transmissão e avaliação do conteúdo. Pode-se concluir que o processo de formação inicial e continuada de professores é de vital importância para que o conteúdo de Evolução Biológica possa ser devidamente compreendido e transmitido. Além disso, faz-se urgente a presença de políticas públicas eficientes para a solução de tais problemas de formação e valorização do trabalho docente nos mais diversos âmbitos. |
Abstract: | Theory of evolution is considered the unifying theme of Biology. Its influence is so wide that it must be taught since elementary school. Without this knowledge, Biology would be just an amount of facts and phenomena. Evolution is the process in which hereditary characters change in life beings. Therefore, evolutionary biology researches the mechanisms of this process. Such mechanisms do not work in a directed way or by providence, in other words, in Evolution there is no determined sense. Many researchers have said that Biological Evolution is the most misunderstood in social and scholar contexts. Many teachers have important conceptual deficiencies on the comprehension and teaching of this subject in classroom. Mainly due to problems on initial and continuing training amongst other factors which refers to scholar environment. This study is divided in three sections: the first one is an assessment of general data about teachers (age, gender, education, time on teaching etc.). The second one is an analysis of the concepts of those teachers about five issues on evolutionary theory and how they apply these concepts in simulated assertions. The third section aims to check how these teachers work. Many teachers are young and have little time of teaching. There are great differences between the concepts of each teacher and the answers to the simulated assertions. Most of the teachers has traditional methods regarding teaching itself and learning evaluation. We may conclude that initial and continuing training of teachers is of vital importance for the Biological Evolution to be comprehended and taught. Besides, there must be efficient public policies for the training and development of teacher work in several areas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45999 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_alfcoelho.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.