Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45959
Type: | TCC |
Title: | Brinquedoteca de pesquisa e lazer do Instituto de Educação Física e Esportes - IEFES: um estudo de caso |
Authors: | Souza, Ruben Martins de |
Advisor: | Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de |
Keywords: | Brinquedoteca;Criança;Jogo;Brinquedo;Brincadeira |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | SOUZA, Ruben Martins de. Brinquedoteca de pesquisa e lazer do Instituto de Educação Física e Esportes - IEFES: um estudo de caso. 2010. 56 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O estudo aqui apresentado tem caráter qualitativo (Neves 1996), e exploratório (Mattar, 1996), utilizando o estudo de caso (1995) como estratégia metodológica. Esta investigação teve como objetivo analisar a importância da Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer do Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES e a importância do brincar para crianças de 06 a 10 anos das escolas visitantes da brinquedoteca nos meses de março a agosto de 2010. A Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer do IEFES surgiu para confirmar os pilares da Universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão. Baseado no direito que todos os seres humanos possuem, a Brinquedoteca do IEFES caracteriza-se como um espaço estruturado e especialmente lúdico para favorecer o jogo e a brincadeira das crianças. Nosso estudo tentou responder as seguintes perguntas: 1) Que importância tem um espaço estruturado para o brincar? 2) Quais são os jogos que estão sendo mais utilizados pelas crianças? 3) Onde e quando, nos dias de hoje, as crianças costumam brincar? O presente trabalho observou a existência de algumas diferenças dos jogos da criança na atualidade, visto que é influenciado pela cultura vigente. A sociedade atual, altamente ativa e tecnológica, influencia as relações humanas, afetando por conseqüências os jogos, os brinquedos e brincadeiras das crianças. Para este estudo utilizamos as seguintes técnicas para construção das informações: aplicação de questionário às crianças, filmagens e transcrição das respostas dos envolvidos na investigação. |
Abstract: | The study presented here is qualitative (Neves 1996) and exploratory (Mattar, 1996), using the case study (1995) as a methodological strategy. This investigation aimed to examine the importance of Toy and Leisure Research Institute of Physical Education and Sports - IEFES and the importance of play for children 06-10 years of visiting schools in the playroom months from March to August 2010. The Toy and Leisure Research IEFES appeared to confirm the pillars of the university, teaching, research and extension. Based on the law that all human beings possess, the Toy Library of IEFES characterized as a structured play and especially to promote the game and play of children. Our study attempted to answer the following questions: 1) How important is a structured space for play? 2) What are the games that are being used by children? 3) When and where, today, children usually play? This study noted there were some differences in children's games nowadays, since it is influenced by mainstream culture. The current society, highly active and technological influences human relationships, affecting consequences for the games, toys and games for children. For this study we used the following techniques for construction of information: a questionnaire to children, footage and transcripts of the responses of those involved in research. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45959 |
Appears in Collections: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_rmsouza.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.