Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45921
Tipo: TCC
Título : Mediação e incentivo à leitura na biblioteca escolar
Autor : Ferreira, Rejane Lima
Tutor: Nunes, Jefferson Veras
Palabras clave : Biblioteca escolar;Incentivo à leitura;Mediação
Fecha de publicación : 2019
Citación : FERREIRA, Rejane Lima. Mediação e incentivo à leitura na biblioteca escolar. 2019. 70f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.
Resumen en portugués brasileño: Trata de uma pesquisa sobre a biblioteca escolar, com a finalidade de mostrar como ela contribui para a aprendizagem dos alunos e pode ser uma forte aliada na educação. O objetivo geral é analisar a importância da biblioteca escolar na mediação e incentivo à leitura. Os objetivos específicos: verificar quais ações têm sido feitas para incentivar a leitura por parte da biblioteca escolar; apontar a importância do bibliotecário no contexto escolar; examinar as relações estabelecidas entre professores e biblioteca escolar no tocante ao processo de ensino- aprendizagem. Para coleta de dados foram realizadas visitas a uma biblioteca escolar e feitas entrevistas com a bibliotecária e professores de uma escola de ensino fundamental em Fortaleza. Sendo uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, através das entrevistas, pôde-se estar em contato com pessoas que participaram das atividades desenvolvidas pela bibliotecária. Como resultado, foi comprovado que, de fato, a biblioteca escolar é ativa, tendo o bibliotecário como profissional de grande importância para disseminar o gosto pela leitura, por meio de atividades estimulantes, que atraem os estudantes, e também por meio da motivação da leitura, conhecendo o gosto de cada pessoa.
Abstract: It is about research on the school library to show how it contributes to student learning and can be a strong ally in education. The main aim is to analyze importance of school library in mediation and reading promotion. Specific aims: to check school library actions taken to encourage reading; to point out importance of the librarian in the school context; to examine relationships established between teachers and the school library regarding teaching-learning process. To collect data, visits were made to a school library and interviews were made with the librarian and teachers at Fortaleza elementary school. Being a descriptive research, of a qualitative nature, through the interviews one can be in contact with people who participated in the activities developed by the librarian. As a result, it has been proven that, in fact, the school library is active, having the librarian as a professional of great importance to disseminate the taste for reading, through stimulating activities that attract students, and also through reading motivation , knowing the taste of each person.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45921
Aparece en las colecciones: BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tcc_rlferreira.pdf703,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.