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Tipo: TCC
Título: Gaps de competências profissionais em contexto de uniformização tecnológica na telefonia fixa
Autor(es): Andrade, Raimundo Glauber Freire de
Orientador: Ferraz, Serafim Firmo de Souza
Palavras-chave: Competência organizacional;Avaliação de desempenho;Competência
Data do documento: 2008
Citação: ANDRADE, Raimundo Glauber Freire de. Gaps de competências profissionais em contexto de uniformização tecnológica na telefonia fixa. 2008. 86 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2008.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar os gaps de competências de técnicos que sustentam o processo de uniformização tecnológica em uma empresa prestadora de serviços em telefonia fixa. Esboçando teoricamente os conceitos de competências, competência organizacional, avaliação de desempenho, avaliação e mapeamento de competências, capacitação e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, aplicada e estudo de caso, valendo-se da aplicação de dois questionários semi-estruturado, junto aos gestores e técnicos de uma empresa prestadora de serviços em telefonia fixa com filiais em: Goiás, Belém, Recife, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro, com a matriz em Belo Horizonte. A pesquisa envolveu um número de quinze gestores e quarenta e um técnicos. As informações foram tratadas quantitativa e qualitativamente. A pesquisa permitiu constatar que existe um número considerável de técnicos que estão com perfil abaixo do ideal proposto, tanto em conhecimentos quanto em habilidades e atitudes e que a empresa precisa tratar estes gaps com ações de capacitação e desenvolvimento
Abstract: This research aims to identify gaps in the skills of technicians who maintain the process of standardization in a technology company that provides services in fixed telephony. Demonstrating theoretically the concepts of skills, organizational competence, performance evaluation, assessment and mapping of skills, training and learning. This is an exploratory research and descriptive, and applied case study, drawing up the implementation of two semistructured questionnaires, with the managers and technicians of a company that provides services in fixed telephony with subsidiaries in: Missouri, Bethlehem, Recife, Fortaleza, Salvador and Rio de Janeiro, with the matrix in Belo Horizonte. The research involved a number of managers fifteen and forty-one technical. Information was treated quantitatively and qualitatively. The research found that there is a considerable number of technicians who are below the ideal profile proposed, both in knowledge and in skills and attitudes and that the company needs to address these gaps with shares of training and development.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45829
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