Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45820
Tipo: TCC
Título : Lançamento de produtos no setor bancário em um mercado sem concorrência: uma análise das ações desenvolvidas pela gifug/fo no lançamento do aplicativo grrf
Autor : Mamede, Ivo Moreira
Tutor: Albuquerque, Maria Zilah Sales de
Palabras clave : Marketing;Caixa Econômica Federal;FGTS
Fecha de publicación : 2008
Citación : MAMEDE, Ivo Moreira. Lançamento de produtos no setor bancário em um mercado sem concorrência: uma análise das ações desenvolvidas pela gifug/fo no lançamento do aplicativo grrf. 2008. 55 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2008.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho monográfico analisa, de forma ampla, as ações estratégicas desenvolvidas pela Gerência de Filial de Administração do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (GIFUG/FO), para o lançamento do produto Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS - GRRF. O estudo buscou, dentre outros aspectos, identificar as especificidades do mercado em que está inserida a Caixa Econômica Federal - CEF e o FGTS, além de investigar os processos pertinentes ao produto GRRF e as dificuldades encontradas no seu lançamento. Referido estudo realizou-se através de uma pesquisa exploratória, abordando aspectos qualitativos, de modo a facilitar uma análise mais adequada do objeto de estudo, ou seja, as ações estratégicas desenvolvidas pela Gerência de Filial de Administração do FGTS – GIFUG/FO, responsável pela operacionalização do FGTS, no âmbito dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, para o lançamento do produto Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS - GRRF. A pesquisa qualitativa assumiu, portanto, a forma de um estudo de caso, sendo este auxiliado ainda por uma pesquisa bibliográfica, onde foram estudados alguns dos principais conceitos e ferramentas do marketing e da gestão de produtos, e por uma pesquisa documental através da qual se procurou conhecer e analisar as ações desenvolvidas para o lançamento do produto em questão. Como resultados do estudo pode-se afirmar que os mesmos permitiram concluir que as ações de lançamento são coerentes com os esforços da CEF em manter sob o seu domínio a operacionalização do FGTS.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45820
Aparece en las colecciones: EEGE - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_tcc_immamede.pdf468,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.