Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLira, Roberta Cavalcante Muniz-
dc.contributor.authorFreitas, Thiago Carvalho-
dc.date.accessioned2019-09-16T11:53:31Z-
dc.date.available2019-09-16T11:53:31Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationFREITAS,T.C. A Integração da humanização na formação das profissões da saúde: um olhar sobre projetos dos cursos pedagógicos dos cursos e a percepção dos docentes.2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45806-
dc.descriptionFREITAS,T.C. A Integração da Humanização na formação das profissões da saúde: um olhar sobre projetos dos cursos pedagógicos dos cursos e a percepção dos docentes.2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Programa de Pós -Graduação em Saúde da Família, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAfter the creation of the National Humanization Policy (PNH) in 2003, the debate on the subject became increasingly intense, generating the need for updating and modification of the Unified Health System itself. This change depends largely on the transformation of training and compliance with the notions and guidelines set out in the PNH. Therefore, it is relevant to verify the presence of the Policy principles and guidelines in undergraduate courses and to investigate how the teaching of humanization happens in these formations. The objective of this research is to analyze the integration of humanization in the formation of health professions, at undergraduate level, in public HEIs of a university city in the Northeast of Brazil. The study had a qualitative, descriptive and exploratory approach. The research scenarios were the following courses: Physical Education, Nursing, Medicine, Dentistry and Psychology. For data collection were performed: documentary research with the Pedagogical Projects of the Courses (PPCs); and semi-structured interviews with teachers. Data were analyzed using the Content Analysis technique and Collective Subject Discourse. The ethical and legal aspects involving research with human beings were respected. In the data analysis phase, analysis categories and Central Ideas (CIs) were created. The results reveal that all PPCs have content related to humanization. Only the Nursing Program PPC explicitly cites the National Humanization Policy, while most courses present elements related to the principles and guidelines of PNH. The theme of humanization is perceived in the objectives of the courses and profile of the egress, in content of subjects and modules, extension projects and extracurricular activities. The teachers' discourse is heterogeneous, having different understandings and knowledge about the concept of humanization, National Humanization Policy and the teaching of humanization in the health professions. The teachers' discourse also relates to the elements of humanization present in the PNH, other normative documents and the scientific literature. The educators gave suggestions for improving the teaching of humanization in undergraduate courses, such as: teacher training; curriculum restructuring; and offer of welcoming and support to students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHumanização da assistênciapt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Pessoalpt_BR
dc.titleA Integração da humanização na formação das profissões da saúde: Um olhar sobre projetos dos cursos pedagógicos dos cursos e a percepção dos docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorLira, Geison Vasconcelos-
dc.description.abstract-ptbrApós a criação da Política Nacional de Humanização (PNH) em 2003 o debate sobre o tema se tornou cada vez mais intenso, gerando a necessidade de atualização e modificação do próprio Sistema Único de Saúde. Esta mudança depende em grande parte da transformação das formações e de sua conformidade com as noções e orientações estabelecidas na PNH. É relevante, portanto, verificar a presença dos princípios e diretrizes da Política nos cursos de graduação e a investigar como acontece o ensino da humanização nestas formações. O objetivo desta pesquisa é analisar a integração da humanização na formação das profissões da saúde, no nível da graduação, em IES públicas de uma cidade universitária do interior do Nordeste brasileiro. O estudo teve abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. Os cenários de pesquisa foram os cursos de: Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia e Psicologia. Para a coleta de dados foram realizados: pesquisa documental junto aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs); e entrevistas semiestruturadas com os docentes. Os dados foram analisados através da técnica de Análise de Conteúdo e do Discurso do Sujeito Coletivo. Foram respeitados os aspectos éticos e legais que envolvem pesquisas com seres humanos. Na fase de análise dos dados foram criadas categorias de análise e Ideias Centrais (ICs). Os resultados revelam que todos PPCs possuem conteúdos relacionados à humanização. Apenas o PPC do curso de Enfermagem cita explicitamente a Política Nacional de Humanização, enquanto a maior parte dos cursos apresentam elementos referentes aos princípios e diretrizes da PNH. A temática da humanização é percebida nos objetivos dos cursos e perfil do egresso, em conteúdos de disciplinas e módulos, projetos de extensão e atividades extracurriculares. O discurso dos docentes é heterogêneo, possuindo diferentes compreensões e conhecimentos sobre o conceito de humanização, Política Nacional de Humanização e o ensino da humanização nas profissões da saúde. O discurso dos docentes também se relaciona com os elementos da humanização presentes na PNH, e em outros documentos normativos e na literatura científica. Os educadores deram sugestões para o aprimoramento do ensino da humanização nas graduações, como: formação dos docentes; reestruturação dos currículos; e oferta de acolhimento e suporte aos discentes.pt_BR
dc.title.enThe Integration of humanization in the formation of health professions: A look at projects of the pedagogical courses of the courses and the teachers' perceptionpt_BR
Aparece nas coleções:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_freitastc.pdfFREITAS,T.C. A Integração da Humanização na formação das profissões da saúde: um olhar sobre projetos dos cursos pedagógicos dos cursos e a percepção dos docentes.2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Programa de Pós -Graduação em Saúde da Família, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018.1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.