Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45772
Tipo: | Resumo |
Título: | Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia |
Autor(es): | Matos, Fernanda Cíntia Costa Santos, Maria José Costa dos |
Palavras-chave: | Ensino de matemática;Formação extensiva-reflexiva;Pedagogos |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). |
Resumo: | O presente estudo tem intenção de analisar uma proposta de formação extensiva-reflexiva voltada a formação inicial e contínua dos licenciados e estudantes do curso de Pedagogia com foco nos conteúdos para o Ensino de Matemática. A presente proposta de formação faz parte de um projeto de extensão denominado Formação Inicial e continuada do professor que ensina matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa formação está fundamentada na proposta formativa da metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF), e tem como suporte teórico preliminar os estudos de teóricos da área de formação de professores, da educação matemática, da Pedagogia, e teóricos da Metodologia de ensino. Usamos para elaboração e condução das sessões didáticas, os pressupostos metodológicos da SF, pois a presente metodologia que tem como foco principal a postura do professor - a partir da reflexão acerca do antes durante e depois da sala de aula. Como já citado, a formação terá como sujeitos da investigação, os alunos do curso de Pedagogia (FACED/UFC) e professores Pedagogos da rede pública de ensino. Pretendemos com essa formação buscar o aprimoramento teórico e prático sobre o ensino da Matemática voltada para o Ensino Fundamental dos anos iniciais, bem como, contribuir para a formação do Pedagogo que atua na sala de aula como professor de matemática voltado para esse público. Consideramos que a importância dessa formação está pautada em agregar conhecimentos matemáticos dos estudantes de Pedagogia e professores da rede pública, a que lhes são exigidos em sala de aula. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45772 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fccmatos.pdf | 48,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.