Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45743
Tipo: | TCC |
Título : | Perfis discentes dos ingressantes do curso de música - licenciatura da UFC/Sobral: as diferenças formativas e curriculares entre os discentes. |
Autor : | Fernandes, Flávia de Sousa |
Tutor: | Borne, Leonardo da Silveira |
Palabras clave : | Perfil dos discentes ingressantes;Conhecimento prévio;Estrutura curricular |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | FERNANDES, F.S. (2019) |
Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa tem como intuito conhecer o perfil dos discentes ingressantes do Curso Licenciatura em Música da UFC/Sobral e compreender as diferenças formativas encontradas entre os estudantes que entram com e sem conhecimento prévio; além de buscar entender se o curso oferece estrutura curricular adequada para receber esse estudante e conhecer também as dificuldades apontadas e enfrentadas no início de seu percurso acadêmico. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa são do tipo qualitativo e foi utilizado como fonte de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas, o qual foi respondido por 25 estudantes do primeiro semestre de 2019. Os resultados deste estudo, foram comparados, posteriormente, com os resultados similares de estudos anteriores. Constatou-se que a maioria dos estudantes são homens, mas que a procura de mulheres está aumentando a cada ano, surgindo até um novo contexto de pessoas que não se identificam com gênero. São pessoas de até 40 anos e que entraram no curso por vocação, a grande maioria já tinha um conhecimento prévio, mas aqueles que entraram sem esse conhecimento afirmam ter um apoio institucional direcionado para esses estudantes. Por fim, foi recomendado que esse estudo continue acontecendo, pois há uma variação no decorrer dos anos, sendo interessante que haja sempre uma melhor adaptação curricular para alinhar com as necessidades dos estudantes. |
Abstract: | The present search has as an objective to know the profile of the incoming students of the Music degree course of UFC/Sobral and comprehend the formative differences found between students that enter with and without previous knowledge; besides searching undestand if the course offers curricular structure to receive that student and also know the pointed and faced difficulties in the begging of the academic route. The methodological procedures used in the search are of the qualitative type, and it was used as a collect source of data a questionary with open and closed questions, which was answered by twenty- five students from the first semester of 2019.The results of this study, were compared, posteriorly, with similar results from previous results. It was found that the majority of students are men, but the search of women is rising every year, arising even a new context of people that do not identify themselves with the gender. They are people of up to 30 years and who entered in the course by vocation, the majority had already a previous knowledge, but those who entered whithout this knowledge afirm to have a institutional support directed to these students. Lastly, it was recommended that this study keep happening, It is interesting that there is a variation during the years and it is interesting for there to be always a better a curricular adaptation to line up with the students necessities. |
Descripción : | FERNANDES, F.S. Perfis discentes dos ingressantes do curso de música - licenciatura da UFC/Sobral: as diferenças formativas e curriculares entre os discentes. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2019. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45743 |
Aparece en las colecciones: | MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_fsfernandes.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.