Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45694
Tipo: TCC
Título : Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial
Autor : Santos, Vilma Moura dos
Palabras clave : Processos - Gestão;Camed;Planejamento estratégico;Reengenharia (Administração)
Fecha de publicación : 2006
Citación : SANTOS, Vilma Moura dos. Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial. 2006. 75 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.
Resumen en portugués brasileño: Esta monografia tem por objetivo conhecer como a Gestão por Processos contribui como estratégia para aumentar a competitividade de uma empresa do ramo de planos de saúde. O presente estudo de caso foi realizado na sede da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – Camed, na Cidade de Fortaleza-CE. A Camed atua em toda a Região Nordeste, no Norte de Minas Gerais, tendo também representações nas Cidades de Belo Horizonte - MG, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo considerado o terceiro maior plano de saúde do Ceará, com aproximadamente 120.000 usuários. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da Gestão por Processos dentro de uma visão estratégica, as principais diferenças entre uma empresa estruturada por funções e estruturada por processos e também quais os fatores que influenciam no sucesso empresarial, confrontando a teoria com a prática. Por meio de análise dos documentos disponibilizados pela empresa, dentre os quais o Planejamento Estratégico, e entrevistas com a coordenadora do Projeto de Revisão de Processos, gerentes e colaboradores que tiveram seus processos revisados, foi possível avaliar como a empresa está se estruturando para atender as necessidades e desafios do mercado empresarial. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que diante da sua estrutura organizacional, dividida entre departamentos e cargos hierárquicos (diretoria, superintendências, gerências e coordenações), a empresa está organizada numa estrutura funcional, trabalhando com Gestão de Processos e não Gestão por Processos, sendo que as suas ações estão sempre voltadas para a satisfação do cliente. Verificou-se ainda que não existe uma fórmula ideal de estrutura organizacional, tudo vai depender da situação na qual a empresa se encontra, sua cultura, seus valores. Percebeu-se na Gestão por Processos fatores como velocidade, flexibilidade, integração e estímulo à criatividade, que são fundamentais para que uma empresa consiga maior competitividade no mercado empresarial. Outro fator importante é a participação dos colaboradores nas mudanças que ocorrem nas empresas, o envolvimento desse público é vital para o sucesso do negócio.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45694
Aparece en las colecciones: EEGE - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_tcc_vmsantos.pdf695,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.