Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45470
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | A educação a distância e o processo de mercantilização do ensino superior |
Authors: | Araújo Filho, Antônio José Albuquerque de Silva, Solonildo Almeida da Silva, Simone Cesar da Pereira, Helyane Candido |
Keywords: | Educação a distância;Universidade;Mercantilização do ensino;Crise econômica |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | IFCE |
Citation: | ARAÚJO FILHO, Antônio José Albuquerque de; SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da; PEREIRA, Helyane Candido. A educação a distância e o processo de mercantilização do ensino superior. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 373-389. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo analisa a Educação a Distância (EAD) e o processo de mercantilização do ensino superior pelo qual atravessa a educação no contexto histórico diante da crise estrutural do capital. Para tanto, observamos a função que a EAD assumiu como meta de democratização do acesso ao ensino superior na esfera pública e privada. Mészáros (2011), por exemplo já alertava-nos que vivenciamos uma crise na estrutura do capital e suas consequências reverberam em todos os palcos sociais. Já, Jimenez, Mendes Segundo e Rabelo (2009), por sua vez, articula que a Educação para Todos (EPT) constitui em necessidade do capital para sua reprodução. Compreendemos, ainda, que a EAD exerce um papel de intensificação na precarização das atividades do professor. O Banco Mundial (BM) e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) atrelam a EAD como condição à formação para a cidadania e a empregabilidade da força de trabalho e do mercado. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45470 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_ajaaraujofilhosasilva.pdf | 11,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.