Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45439
Tipo: | Resumo |
Título: | Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. |
Autor(es): | Damasceno, David de Lima Dantas, Yago Bruno Oliveira Junior, Antonio Wellington de |
Palavras-chave: | Comunicação;Educação;Arte |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | DAMASCENO, David de Lima; DANTAS, Yago Bruno; OLIVEIRA JÚNIOR, Antonio Wellington de. Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9) |
Resumo: | A partir do referencial teórico-metodológico inter-multi-transdisciplinar implicado na pesquisa de natureza fenomenológica e da integração constante das dimensões teórica/técnica, assim como de método científico e processo de criação artística, a pesquisa busca aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte a partir da criação de um curso performático, em que, se recorrendo a uma atitude ensaística e experimental, as relações entre tais campos, assim como, metalinguisticamente, o próprio lugar epistemológico da aula, sejam criticados e investigados. Além de fomentar a reflexão crítica sobre o “lugar” aula, a investigação deve gerar como produtos finais 1. textos científicos (fichas, diários de campo, relatórios, artigos e ensaios acadêmicos) 2. acervo audiovisual (roteiros, trilhas, fotos, vídeos, site, blogs); 3. dispositivo tecnológico informático-comunicativo com fins didático-pedagógico (hardware e software) 4. linguagens/retóricas experimentais; 5. novas metodologias e recursos didático pedagógicos; 6. uma obra de arte (performática), a ser exibida no Museu de Aveiro, nos quais a integração entre pesquisa e ensino, se dê não de modo artificial, sup"erficial ou colateral, mas constituinte. DA Aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte surge da necessidade de aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte no mundo contemporâneo advindas tanto da experiência de mais de duas décadas de magistério (níveis fundamental, médio e superior!) como da atividades artística com o Projeto Balbucio, coletivo de artistas de Fortaleza (Ceará, Brasil) e projeto de extensão da UFC, de 2003 a 2008. Esta pesquisa é desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45439 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dldamasceno.pdf | 51,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.