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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre lesão por pressão
Título em inglês: The knowledge of nursing undergraduate students about pressure lesions
Autor(es): Ribeiro, Aclênia Maria Nascimento
Ribeiro, Eullâynne Kassyanne Cardoso
Ferreira, Maria Tamires Alves
Sousa, Jairo Edielson Rodrigues Barbosa de
Silva, Andreia Alves de Sena
Boldoino, Luciana Stanford
Palavras-chave: Lesão por Pressão;Estudantes de Enfermagem
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: RIBEIRO, Aclênia Maria Nascimento et al. Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre lesão por pressão. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e41016, 2019.
Resumo: Objetivo: analisar o conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre lesão por pressão. Métodos: pesquisa transversal, realizada com 56 acadêmicos de enfermagem de duas instituições de ensino superior, utilizando-se do teste de conhecimento sobre lesão por pressão. Dados analisados por estatística descritiva e teste de Mann- Whitney, ao nível de significância de 0,05. Resultados: a maioria dos acadêmicos era do sexo feminino (87,5%), solteira (80,3%), sem vínculo empregatício (75,0%) e idades entre 20 e 25 anos (67,8%). Um acadêmico de enfermagem apresentou conhecimento considerado adequado sobre lesão por pressão. Dos itens relacionados à avaliação e classificação, 33,3% foram considerados conhecidos; e dos referentes à prevenção, 36,3%. Conclusão: evidenciou-se que o conhecimento dos acadêmicos pesquisados foi considerado inadequado.
Abstract: Objective: assessing the knowledge of nursing undergraduate students regarding pressure lesions. Methods: cross-sectional research with 56 nursing undergraduates from two higher education institutions, using a test of their knowledge regarding pressure lesions. Data was analyzed using descriptive statistics and the Mann- Whitney U test, with a significance level of 0.05. Results: most undergraduates were female (87.5%), single (80.3%), with no employment bonds (75.0%), and between 20 and 25 years of age (67.8%). One of the nursing undergraduates assessed had adequate knowledge about pressure lesions. From the items related to the assessment and classifications, 33.3% were considered as well-known; from those related to prevention, this number was 36.3%. Conclusion: it became clear that the knowledge of the researchers analyzed was found to be inadequate.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45394
ISSN: 2175-6783 (On line)
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