Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45348
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nóbrega, Úrsula Priscyla Santana | - |
dc.contributor.author | Feijão, Daniel Átila | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Edilany Moreira Amâncio | - |
dc.contributor.author | Cunha, Moisés Gomes de Holanda | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T13:48:01Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02T13:48:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | NÓBREGA, Úrsula Priscyla Santana; et al. Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45348 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Problem Base Learnig | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.title | Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Tradicionalmente, o ensino de Planejamento Urbano tem se detido, em termos acadêmicos, a profissionais formados em arquitetura e urbanismo. No entanto, surgem novas ‘leituras’ do espaço urbano como ‘interfaces’ de outras áreas, como a sociologia, economia, geografia, psicologia e os transportes. O presente estudo envolve estas ‘interfaces’ para a disciplina optativa Planejamento Urbano e os Transportes, dos cursos: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Geografia e Engenharias de Energias e Meio Ambiente, e vem sendo palco de novas incursões pedagógicas e metodológicas de ensino-aprendizagem, com foco na integração conceitual destes cursos. O presente trabalho visa caracterizar e avaliar, mediante método específico, o crescimento do processo de ensino-aprendizagem desta nova disciplina prático-teórica, com vistas a identificar novos formatos, meios e técnicas de ensino dos conteúdos afeitos às duas áreas: Planejamento Urbano e o Planejamento de Transportes. A metodologia empregada evoluiu em fases, desde a aplicação de dinâmicas de grupo, em sala e fora dela, além de seminários baseados em vídeos-documentários de temas afeitos à relação planejamento urbano-transportes. Além disto, as avaliações foram sempre em dois momentos, uma individual e teórica e, a segunda, em grupo, colaborativa e de aplicação da teoria em espaço real da cidade de Fortaleza, em locais de problemas críticos de mobilidade e acessibilidade. Os resultados das análises da pedagogia PBL, Problem Based Learning, aplicada à disciplina, revelou sensíveis melhorias na qualidade dos seus alunos que conseguiram produção científica internacional, além destes estudos terem sido considerados pelo ente gestor de planejamento de transportes da própria instituição e da cidade, vereadores e comunidade dos bairros. O estudo revela, por fim, esta evolução, passando por seus diversos monitores, alunos e produções realizadas, as quais culminam atualmente, em estudo de diagnóstico do tema na UFC. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_upsnóbrega.pdf | 49,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.