Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45347
Tipo: Resumo
Título: Projeto desenvolvimento de metodologias e atividades didáticas para o ensino de programação aplicado a matemática e física
Autor(es): Dias, Talles Vinicius Martins
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Palavras-chave: Jogos digitais;Metodologia;Didática
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: DIAS, Talles Viinicius Martins; VASCONCELOS, Francisco Hebert Lima. Projeto desenvolvimento de metodologias e atividades didáticas para o ensino de programação aplicado a matemática e física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Apesar dos avanços tecnológicos e a implementação de desenvolvimentos de jogos em escolas e universidades, as linguagens de programação podem se tornar uma barreira para o aprendizado e desenvolvimento de projetos para aqueles que não estão habituados com os mesmos, sendo uma boa didática algo indispensável, pois a mesma, caso seja mal aplicada, pode contribuir para a evasão de disciplinas que envolvam tais temas. Foi constatado que uma didática considerada mais “tradicional” dificulta o aprendizado de temas relacionados para programação, principalmente aqueles que possuem interesse em conhecer tal assunto mas não pretendem seguir profissionalmente essa área. Com estudos e experimentos voltados para um estudo mais voltado para jogos, o objetivo é o de atrair um público mais amplo para essa área, despertando o interesse de jovens para que os mesmos desenvolvam, em grupo, técnicas de aplicação mais voltadas para um sistema mais lúdico, em que a matemática e a física possam ser aplicadas de modo que o seu conhecimento seja mais facilmente absorvido. Pode-se observar um avanço mais amplo para o aprofundamento e assimilação do conteúdo didático quando o conteúdo se adequa a algum contexto em que os cursistas já estejam imersos, assim constatando que quando se insere uma área de estudo em uma realidade mais próxima à qual o estudante está habituado e tem profundo interesse, os resultados se tornam mais gratificantes, assim como a produção do material desenvolvido.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45347
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tvmdias.pdf47,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.