Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45327
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Estudo sobre a percepção dos sujeitos escolares de uma escola pública estadual do Ceará acerca dos objetivos da educação |
Title in English: | Study on the perception of the school subjects of a state public school in Ceará, about the objectives of education |
Authors: | Pessoa, Márcio Kleber Morais |
Keywords: | Educação;Serviços;Objetivos |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | SEDUC |
Citation: | PESSOA, Márcio Kleber Morais. Estudo sobre a percepção dos sujeitos escolares de uma escola pública estadual do Ceará acerca dos objetivos da educação. Revista Docentes, Fortaleza, p. 31-44, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho busca desvendar o que os sujeitos escolares de uma escola pública da rede estadual do Ceará compreendem por objetivos da educação escolar e como essa compreensão influencia as práticas no ambiente escolar e nos serviços oferecidos pelo estabelecimento educacional. Além disso, foi realizada discussão sobre os objetivos da educação estipulados pela legislação vigente, visto que os três objetivos (preparar o educando para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o trabalho, além de desenvolvê-lo plenamente) destacados por essa legislação não são definidos, o que abre espaço para múltiplas definições e apropriações. Para tanto, foi realizado diálogo com autores que discutem a temática educação. Os métodos utilizados na pesquisa foram: análise documental, "Observação flutuante", aplicação de questionários, realização de entrevistas e revisão de literatura. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45327 |
ISSN: | 2526 2815 (Impresso) 2526 4923 (Eletrônico) |
Appears in Collections: | PPGS - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_art_ mkmpessoa.pdf | 119,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.