Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45327
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudo sobre a percepção dos sujeitos escolares de uma escola pública estadual do Ceará acerca dos objetivos da educação
Título em inglês: Study on the perception of the school subjects of a state public school in Ceará, about the objectives of education
Autor(es): Pessoa, Márcio Kleber Morais
Palavras-chave: Educação;Serviços;Objetivos
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: SEDUC
Citação: PESSOA, Márcio Kleber Morais. Estudo sobre a percepção dos sujeitos escolares de uma escola pública estadual do Ceará acerca dos objetivos da educação. Revista Docentes, Fortaleza, p. 31-44, 2017.
Resumo: O presente trabalho busca desvendar o que os sujeitos escolares de uma escola pública da rede estadual do Ceará compreendem por objetivos da educação escolar e como essa compreensão influencia as práticas no ambiente escolar e nos serviços oferecidos pelo estabelecimento educacional. Além disso, foi realizada discussão sobre os objetivos da educação estipulados pela legislação vigente, visto que os três objetivos (preparar o educando para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o trabalho, além de desenvolvê-lo plenamente) destacados por essa legislação não são definidos, o que abre espaço para múltiplas definições e apropriações. Para tanto, foi realizado diálogo com autores que discutem a temática educação. Os métodos utilizados na pesquisa foram: análise documental, "Observação flutuante", aplicação de questionários, realização de entrevistas e revisão de literatura.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45327
ISSN: 2526 2815 (Impresso)
2526 4923 (Eletrônico)
Aparece nas coleções:PPGS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_ mkmpessoa.pdf119,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.