Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45244
Tipo: | Resumo |
Título: | Estratégias de fixação para alunos do primeiro ano do bacharelado em Física |
Autor(es): | Sousa, Natália Rios de Alves, Hugo Ferreira Almeida, Carlos Alberto Santos de |
Palavras-chave: | Acolhimento;Evasão;Monitoria especial da física |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SOUSA, Natália Rios de; ALVES, Hugo Ferreira; ALMEIDA, Carlos Alberto Santos de. Estratégias de fixação para alunos do primeiro ano do bacharelado em Física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | A maior dificuldade do aluno ingressante no curso de Bacharelado em Física é a disciplina de Cálculo I, pois este é seu primeiro contato com a matemática de nível superior. Por conta disso, muitos alunos atrasam sua formatura devido à reprovação nesta disciplina. O projeto Monitoria Especial da Física objetiva não apenas reduzir os índices de evasão dos ingressantes no curso, mas também acolhê-los e auxiliá-los durante o primeiro ano em que estão na universidade. No início do semestre 2016.1, os dois monitores do projeto realizaram um minicurso com o objetivo de revisar os principais tópicos de matemática utilizados no ensino médio, de forma a reduzir as deficiências em matemática dos alunos ingressantes. Posteriormente, no decorrer do semestre, foram realizadas monitorias nas quais os alunos de Cálculo I tiravam dúvidas com a monitora responsável pela disciplina. No fim do semestre, foram levantados dados que comparavam o desempenho dos alunos de Cálculo I de 2015.1 com o dos alunos dessa disciplina em 2016.1. Como as duas turmas assistiram às aulas do mesmo professor, tornou-se mais fácil uma comparação entre o rendimento das duas turmas. Houve um aumento de 5,9% nas aprovações em 2016.1 e uma redução de 10,6% nas reprovações por falta, se compararmos os dados obtidos das duas turmas. Logo, os alunos de 2016.1 foram mais assíduos e houve uma taxa maior de aprovação na disciplina. No momento, a média de nota das duas turmas ainda está sendo calculada para que posteriormente sejam feitas comparações mais precisas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45244 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_nrsousa.pdf | 50,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.