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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Natália Rios de-
dc.contributor.authorAlves, Hugo Ferreira-
dc.contributor.authorAlmeida, Carlos Alberto Santos de-
dc.date.accessioned2019-08-28T19:08:06Z-
dc.date.available2019-08-28T19:08:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUSA, Natália Rios de; ALVES, Hugo Ferreira; ALMEIDA, Carlos Alberto Santos de. Estratégias de fixação para alunos do primeiro ano do bacharelado em Física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45244-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectMonitoria especial da físicapt_BR
dc.titleEstratégias de fixação para alunos do primeiro ano do bacharelado em Físicapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA maior dificuldade do aluno ingressante no curso de Bacharelado em Física é a disciplina de Cálculo I, pois este é seu primeiro contato com a matemática de nível superior. Por conta disso, muitos alunos atrasam sua formatura devido à reprovação nesta disciplina. O projeto Monitoria Especial da Física objetiva não apenas reduzir os índices de evasão dos ingressantes no curso, mas também acolhê-los e auxiliá-los durante o primeiro ano em que estão na universidade. No início do semestre 2016.1, os dois monitores do projeto realizaram um minicurso com o objetivo de revisar os principais tópicos de matemática utilizados no ensino médio, de forma a reduzir as deficiências em matemática dos alunos ingressantes. Posteriormente, no decorrer do semestre, foram realizadas monitorias nas quais os alunos de Cálculo I tiravam dúvidas com a monitora responsável pela disciplina. No fim do semestre, foram levantados dados que comparavam o desempenho dos alunos de Cálculo I de 2015.1 com o dos alunos dessa disciplina em 2016.1. Como as duas turmas assistiram às aulas do mesmo professor, tornou-se mais fácil uma comparação entre o rendimento das duas turmas. Houve um aumento de 5,9% nas aprovações em 2016.1 e uma redução de 10,6% nas reprovações por falta, se compararmos os dados obtidos das duas turmas. Logo, os alunos de 2016.1 foram mais assíduos e houve uma taxa maior de aprovação na disciplina. No momento, a média de nota das duas turmas ainda está sendo calculada para que posteriormente sejam feitas comparações mais precisas.pt_BR
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