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Tipo: Resumo
Título: Os benefícios da aplicação de minitestes semanais na disciplina de materiais dentários
Autor(es): Nascimento, Matheus Vieira do
Alves, Nayhara Leandro
Morais, Weslanny de Andrade
Mendonça, Juliano Sartori
Ferreira, Regina Glaucia Lucena Aguiar
Palavras-chave: MIniteste;Didática;Aprendizado
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: NASCIMENTO, Matheus Vieira et al. Os benefícios da aplicação de minitestes semanais na disciplina de materiais dentários. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O contato prévio com determinado assunto antes de uma aula pode ser, muitas vezes, bastante proveitoso na aprendizagem do aluno, uma vez que tal medida proporciona certa familiaridade com o conteúdo previamente lecionado. Uma das formas de incentivar tal abordagem prévia por parte do aluno, é por meio da aplicação de teste de conhecimentos antes da aula, para que os alunos possam, assim, demonstrar como compreenderam o tema proposto. Com base nisso, foi feita uma breve pesquisa, na forma de questionário, com alunos que passaram pela disciplina de materiais dentários do curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará na qual eles responderam acerca dos benefícios no processo de aprendizagem proporcionados pelos minitestes semanais aplicados antes das aulas práticas da disciplina. O questionário contou com 6 perguntas, sendo 5 de caráter objetivo e uma de caráter subjetivo e contou com a participação de 16 alunos (53% dos matriculados) que cursaram a disciplina no semestre 2016.1. Dos participantes, 94% relatou que a aplicação dos minitestes contribuiu significativamente para o seu aprendizado. Já 88% dos participantes, relataram que estudar para a avaliação da aula prática muito ajudou na fixação do conteúdo das aulas teóricas. Quando indagados se esse instrumento de avaliação os ajudou a não acumular matéria, 69% dos entrevistados disseram que a prático os ajudou muito nessa tarefa, enquanto 31% disse que os minitestes os ajudaram de forma moderada. Com relação à dificuldade das avaliações, 75% relatou que os testes tinham um grau mediano de dificuldade, ao passo que 88% relatou que os testes estavam de acordo com os conteúdos da aula. Assim, pode-se concluir que, de uma maneira geral, houve notória satisfação e reconhecimento, por parte dos alunos, de que os minitestes, de fato, contribuíram para o seu processo de aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45237
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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