Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236
Type: | Resumo |
Title: | A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis |
Authors: | Medeiros, Mariana de Vasconcelos Pacheco, Bianca dos Santos Santos, Marcela Quitara Pereira Silva dos Moreira, Jeanne Marguerite Molina |
Keywords: | Evasão;Ambientação;Contabilidade |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | MEDEIROS, Mariana de Vasconcelos; et al. A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O curso de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, é reconhecido em todo o Brasil por apresentar qualidades e possibilitar ao futuro Contador inúmeros caminhos que podem ser seguidos em sua profissão. No entanto, o aluno ingresso no curso, ainda não tem a capacidade de reconhecer a competência profissional para analisar e pesquisar temas relevantes no campo das Ciências Contábeis. Nos primeiros semestres do curso, a Coordenação realiza um trabalho de conscientização do corpo discente e faz um acompanhamento das disciplinas que necessitam de aprendizado mais aprofundado, evitando, assim, possíveis evasões do curso e colaborando para a ambientação e entrosamento dos estudantes nos primeiros semestres. Desta forma, a Monitoria tem como objetivos reduzir a evasão dos alunos; contribuir para uma melhor ambientação dos estudantes nos primeiros semestres e aprimorar o processo de autoavaliação do curso. A metodologia utilizada no projeto se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa, sendo elaborado e aplicado questionário para os alunos das disciplinas Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica dos turnos diurno e noturno para verificar o conhecimento deles nos diversos campos de atuação do Contador, através das disciplinas ofertadas no curso. Assim, à partir dos resultados obtidos pelos questionários foi possível observar que dos 89 respondentes, em torno de 84% dos alunos ingressos têm conhecimento sobre as áreas de atuação do profissional da Contabilidade e que as mais conhecidas são Auditoria e Contabilidade Empresarial. Já as áreas de menor conhecimento e interesse por parte dos alunos são Contabilidade de Custos e Perícia, e as que os alunos possuem maior interesse destacou-se Auditoria e Contabilidade Pública. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a falta de conhecimento que os alunos ingressos têm sobre a Contabilidade em si, acaba interferindo no interesse e no direcionamento de aprofundar os estudos nas disciplinas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mvmedeiros.pdf | 50,08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.