Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45225
Tipo: | Resumo |
Título: | La Grammaire des premiers temps: um material complementar de francês língua estrangeira sob a abordagem comunicativa? |
Autor(es): | Frota, Maria Jacqueline Noberto da Pinheiro, Felipe de Almeida e Silva Melo, Ticiana Telles |
Palavras-chave: | Ensino de língua estrangeira;Língua francesa;Metodologia comunicativa |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | FROTA, Maria Jacqueline Noberto da; PINHEIRO, Felipe de Almeida e Silva; MELO, Ticiana Telles. La Grammaire des premiers temps: um material complementar de francês língua estrangeira sob a abordagem comunicativa?. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | Diante da grande quantidade de materiais didáticos para o ensino de língua francesa como língua estrangeira disponíveis no mercado e da importância que eles têm tanto para o aprendiz da língua francesa quanto para o professor em formação, o presente estudo analisa a Grammaire des Premiers Temps (GDTP), Nouvelle Édition, de autoria de Marie-Laure Chalaron e Dominique Abry, a qual apresenta as explicações gramaticais da língua francesa de maneira diferenciada da maioria dos manuais do mesmo gênero. Ao contrário da prática de muitas obras gramaticais de referência, a GDPT se propõe a trazer uma abordagem mais comunicativa, com atividades mais voltadas para a língua em uso, introduções mais descontraídas, ou seja, uma maneira diferente de trabalhar os temas gramaticais Para esta pesquisa, buscamos analisar o capítulo 10 (sessão que contempla os tempos no passado do indicativo), observando se as quatro competências (compreensão oral e escrita e produção oral e escrita) estão sendo trabalhadas no material, a partir de seus textos introdutórios, chamados de textes de sensibilisation, visto que são constituídos na maioria das vezes por poemas ou textos que favorecem a memorização do aluno. Vimos, em seguida, como são apresentados os exercícios, acompanhados na maioria das vezes, por atividades de compreensão auditiva, mas que também trazem propostas inovadoras de atividades escritas. O diálogo com outras linguagens está sempre presente nas atividades como forma de atrair a atenção do aluno e tornar a atividade gramatical mais interessante e menos tradicional, por exemplo, com o uso de gravuras e histórias em quadrinho. O trabalho em tela, ainda em andamento, pretende verificar a adequação da referida gramática à metodologia comunicativa. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45225 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mjnfrota.pdf | 49,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.