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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45225
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Frota, Maria Jacqueline Noberto da | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Felipe de Almeida e Silva | - |
dc.contributor.author | Melo, Ticiana Telles | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T18:16:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T18:16:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FROTA, Maria Jacqueline Noberto da; PINHEIRO, Felipe de Almeida e Silva; MELO, Ticiana Telles. La Grammaire des premiers temps: um material complementar de francês língua estrangeira sob a abordagem comunicativa?. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45225 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Língua francesa | pt_BR |
dc.subject | Metodologia comunicativa | pt_BR |
dc.title | La Grammaire des premiers temps: um material complementar de francês língua estrangeira sob a abordagem comunicativa? | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Diante da grande quantidade de materiais didáticos para o ensino de língua francesa como língua estrangeira disponíveis no mercado e da importância que eles têm tanto para o aprendiz da língua francesa quanto para o professor em formação, o presente estudo analisa a Grammaire des Premiers Temps (GDTP), Nouvelle Édition, de autoria de Marie-Laure Chalaron e Dominique Abry, a qual apresenta as explicações gramaticais da língua francesa de maneira diferenciada da maioria dos manuais do mesmo gênero. Ao contrário da prática de muitas obras gramaticais de referência, a GDPT se propõe a trazer uma abordagem mais comunicativa, com atividades mais voltadas para a língua em uso, introduções mais descontraídas, ou seja, uma maneira diferente de trabalhar os temas gramaticais Para esta pesquisa, buscamos analisar o capítulo 10 (sessão que contempla os tempos no passado do indicativo), observando se as quatro competências (compreensão oral e escrita e produção oral e escrita) estão sendo trabalhadas no material, a partir de seus textos introdutórios, chamados de textes de sensibilisation, visto que são constituídos na maioria das vezes por poemas ou textos que favorecem a memorização do aluno. Vimos, em seguida, como são apresentados os exercícios, acompanhados na maioria das vezes, por atividades de compreensão auditiva, mas que também trazem propostas inovadoras de atividades escritas. O diálogo com outras linguagens está sempre presente nas atividades como forma de atrair a atenção do aluno e tornar a atividade gramatical mais interessante e menos tradicional, por exemplo, com o uso de gravuras e histórias em quadrinho. O trabalho em tela, ainda em andamento, pretende verificar a adequação da referida gramática à metodologia comunicativa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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