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dc.contributor.authorCosta Júnior, Marcelo David Meneses da-
dc.contributor.authorMendes, Maria das Dores Nogueira-
dc.date.accessioned2019-08-28T18:08:06Z-
dc.date.available2019-08-28T18:08:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA JÚNIOR, Marcelo David Meneses da; MENDES, Maria das Dores Nogueira. Projeto Escriba: os gêneros acadêmicos no Curso de Letras. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45222-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros acadêmicospt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.titleProjeto Escriba: os gêneros acadêmicos no Curso de Letraspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrSurgido no Curso de Letras da UFC em 2015, o Projeto Escriba, ao longo de um semestre, discute, semanalmente, sobre os gêneros acadêmicos orais e escritos solicitados na universidade, como o seminário, a resenha, o resumo, o projeto de pesquisa e o artigo. Diferentemente do que ocorreu em 2015, o Projeto Escriba contou com dois monitores em 2016, que ficaram responsáveis por ministrar as discussões e acompanhar os trabalhos acadêmicos dos participantes do projeto de modo presencial e virtual. Nesse sentido, o objetivo principal do Projeto Escriba é ambientar os alunos do primeiro ano do curso de Letras e aprimorar as suas produções no padrão normativo-acadêmico e, a longo prazo, reduzir a evasão elevada no curso de Letras. Neste trabalho, com base nos pressupostos de Bakhtin (2003) e Bazerman (2011) sobre os gêneros discursivos, e de Motta-Roth e Hendges (2010) sobre a produção textual na universidade, aplicamos um questionário, no primeiro e no último dia do Projeto Escriba nos semestres 2015.1 e 2016.1, com dois itens: o primeiro era focado nas características dos gêneros discursos acadêmicos, e o segundo, no grau de segurança dos participante com os gêneros que foram apresentados em nossos encontros. Em 2015, foram respondidos, respectivamente, 23 e 16 questionários. Já, em 2016, foram respondidos 22 e 16. Apesar de termos quantificado os resultados dos dois itens, este trabalho deteve-se no segundo questionamento. Quanto aos resultados, tanto em 2015 como em 2016, houve um aumento significativo da segurança dos alunos em relação a todos os gêneros abordados no Projeto Escriba. No entanto, quando se compara os dois anos, os resultados de 2016 são mais satisfatórios, porque, com exceção de Artigo e Resenha, todos os outros números se mostraram iguais ou superiores aos de 2015.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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