Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45169
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas |
Authors: | Santiago, Larisse Barreira de Macêdo Leite, Eliana Alves Moreira Barreto, Kátia Maria Ferreira |
Keywords: | Letramento digital;Inclusão digital;Pedagogia |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | SANTIAGO, Larisse Barreira de Macêdo; LEITE, Eliana Alves Moreira; BARRETO, Kátia Maria Ferreira. O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 525-534 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os recursos digitais fazem parte do cotidiano das escolas, nesse sentido, práticas educativas inovadoras são implementadas com a perspectiva de possibilitar a inclusão e o letramento digital. Este artigo realiza um estudo sobre o letramento digital utilizando como aporte teórico os autores Soares (2002), Lévy (1999), Rojo (2012), Xavier (2002), Coscarelli (2005), dentre outros, e como este se apresenta enquanto possibilidade pedagógica a partir da utilização do software educacional Luz do Saber Infantil. Este software é utilizado nas escolas da Prefeitura Municipal de Fortaleza para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita com o objetivo de auxiliar no processo de alfabetização e letramento dos alunos de 1º ao 3º Anos do Ensino Fundamental. Desse modo, o artigo apresenta o relato com a experiência de uma professora que participa do projeto e utiliza o software Luz do Saber com os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Com base no acompanhamento e desenvolvimento do projeto foi percebido que o processo de aprendizagem dos alunos quando utilizam os recursos educacionais digitais associados a outras atividades melhorou consideravelmente os níveis de alfabetização e letramento da turma, além de promover a inclusão digital. Os professores corroboram para a utilização desse software como um instrumento de mediação que auxilia em sua prática pedagógica. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45169 |
ISSN: | 2447 2085 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_lbmsantiago.pdf | 544,42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.