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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45152
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Ser professora sob as vistas do Monge Lendário: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE |
Autor : | Cruz, Francisca Tatianni Carneiro Sousa, Alba Patrícia Passos de |
Palabras clave : | Narrativas;Autobriografia;Professor |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | CRUZ, Francisca Tatianni Carneiro; SOUSA, Alba Patrícia Passos de. Ser professora “sob as vistas do Monge Lendário”: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 418-426. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo tem sua gênese a partir de proposição de pesquisa apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará para o Mestrado em Educação Brasileira que será desenvolvida durante o biênio 2015/2016.A proposta é investigar o processo de estruturação da educação formal de Itapajé – CE, tomando como referência as narrativas e histórias de vida de professoras aposentadas da rede pública de ensino. A pesquisa estará ancorada teoricamente em autores como Nóvoa (1995), Souza (2004), Le Goff (2003), Chizzotti (2006), Delory-Momberger (2012), dentre outros. Como metodologia de pesquisa, optamos pelo método autobiográfico, onde os sujeitos deste trabalho serão convidados a relatar suas experiências de vida e docência através de entrevistas semiestruturadas, procedimento essencial para contemplar o caráter qualitativo/descritivo da pesquisa, ressaltando também a relevância da pesquisa bibliográfica em livros históricos, documentos e leis municipais. Com a propagação de novas formas de abordar a história, abriu-se um leque de possibilidades no que tange a escolha de novos sujeitos históricos. Isso se deveu essencialmente pela tentativa de buscar outras formas de pesquisar, diferentes da abordagem factual, linear, de grandes feitos e heróis. Esse movimento pode ser inserido numa perspectiva da história social e história cultural, sendo marcado especialmente pela utilização de fontes, tais como autobiografias, memórias, histórias de vida, narrativas escritas, literatura, fontes iconográficas, midiáticas e os programas televisivos (SOUZA, 2007, p.59). |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45152 |
ISSN : | 2447 2085 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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