Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45133
Tipo: | Resumo |
Título : | Para que serve a história? Uma leitura sobre a transição da ideia de história entre os alunos do primeiro semestre |
Autor : | Costa, Michelle Arantes Rios, Kenia Sousa |
Palabras clave : | Ensino de história;historiografia;Teoria da História |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | COSTA, Michelle Arantes; RIOS, Kenia Sousa. Para que serve a história? Uma leitura sobre a transição da ideia de história entre os alunos do primeiro semestre. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | Para que serve a História? Pergunta um garotinho a Marc Bloch. Ao tentar responder a essa indagação, o historiador escreve uma obra prima dos manuais de estudos históricos, trazendo para a comunidade científica um legado no fazer historiográfico. O que responderia o discente do primeiro semestre a essa pergunta? Pretendemos identificar a compreensão dos alunos do primeiro semestre acerca da ideia de história e Perceber os embates entre a ideia de historia produzida ao longo do curso e aquela compreendida a partir do ensino de história na vivência escolar, além de compreender as reformulações ocorridas. Para tanto realizamos os registros das aulas de Introdução aos Estudos Históricos, analisamos das discussões no grupo de Estudos e aplicamos questionários por meio das redes sociais (grupo de estudos via Facebook). Identificamos que ao entrar no curso de História, os alunos do primeiro semestre chegam com uma visão positivista da função da História, enquanto ciência, ou seja, a História serve para compreendermos o passado, não cometermos os erros anteriores e modificarmos o futuro. Percebemos que isso ocorre, muitas vezes, em detrimento do ensino de história escolar, que continua sendo linear, progressivo e a partir da análise de um único autor, apresentado no livro didático. Ao longo dos semestres, verificamos as reformulações dos alunos, que passam a compreender as lacunas, as descontinuidades e, sobretudo as relações de poder que envolvem a construção da história, tendo o historiador como um sujeito do seu tempo e tendo as questões do presente como norteadoras de suas pesquisas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45133 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_macosta.pdf | 48,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.