Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45126
Type: Resumo
Title: Redacionando: aprendizagem cooperativa em redação
Authors: Xavier, Thaís de Almeida
Andrade Neto, Manoel
Keywords: Educação;Cooperação;Redação
Issue Date: 2016
Citation: XAVIER, Thais de Almeida; ANDRADE NETO, Manoel. Redacionando: aprendizagem cooperativa em redação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Abstract in Brazilian Portuguese: O PRECE é o programa de estímulo a cooperação na escola que tem como objetivo propagar um clima agradável de estudo para os alunos das escolas públicas. Esse relato de experiência tem como objetivo mostrar como está ocorrendo o uso do modelo de aprendizagem cooperativa no estudo de redação para o ENEM na Escola de Ensino Médio Padre Coriolano, situada no município de Pacajus. Esse grupo começou de uma ideia inicial de um projeto denominado “Para Não Se Esquecer de Sonhar” que tinha como objetivo trazer o ensino de redação e matemática às escolas públicas de Pacajus, contudo, devido a muitas dificuldades, a ideia só pôde ser concretizada depois do auxílio do PRECE. Com a motivação do programa e depois de muitas formações e vivências em escolas, foram dados início as células que atualmente acontecem na escola em dois horários com cerca de 20 estudantes, tendo como objetivo o estudo da estrutura de texto dissertativo argumentativo junto com outros critérios voltados a língua portuguesa, como ortografia e concordância. Nessas células, a metodologia utilizada promove a integração dos alunos, exaltando o que eles sabem e buscando trazer a responsabilidade individual para que eles estudem em grupo e, com isso, consigam ajudar uns aos outros. Nos encontros que já ocorreram já se pôde notar muito progresso voltado à interação dos alunos e aos níveis de redação elaborada, porém ainda muitas dificuldades existem desde questões de infraestrutura ao descompromisso de alguns alunos que acabam dificultando a implantação da metodologia. Como resultado, espera-se que haja um aumento no nível de redação dos mesmos, além de conseguir criar um clima emocional agradável capaz de promover a aprendizagem em diversas matérias. Portanto, a partir do que foi exposto, nota- se que a aprendizagem cooperativa é essencial para que se promova um bom e eficiente clima de estudos em grupo, em que se minimiza a necessidade da figura de uma autoridade maior para promover o sucesso de um estudo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45126
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_taxavier.pdf48,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.