Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45109
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Raquel Garcia da | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T11:51:58Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T11:51:58Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Raquel Garcia da; ANDRADE NETO, Manoel Andrade. Projeto de redação com aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45109 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Redação | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.title | Projeto de redação com aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O projeto de estudo de redação com os alunos do 3º ano da Escola de Ensino Médio Padre Coriolano, situada no município de Pacajus, corresponde a células autônomas e solidárias de aprendizagem cooperativa (Casa-C) que se desenvolveram a partir do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece). Durante o primeiro semestre de 2016, foram feitas formações com os bolsistas, incluindo estudo dos pilares, das técnicas e das vivências relacionadas à aprendizagem cooperativa. Esta formação objetivava preparar os participantes não só para montar grupos de estudos nas escolas, mas para desenvolver células de aprendizagem cooperativa que trabalhasse também questões relacionadas à responsabilidade, autonomia intelectual e à convivência em grupo, visando desenvolver as habilidades sociais dos participantes, tornando o ambiente de estudo mais agradável. Nesse contexto, é desenvolvido na citada escola estadual, o projeto de redação com cerca de 16 alunos, divididos em dois grupos, que estudam e praticam a escrita de textos do gênero dissertativo-argumentativo voltado para o Enem. Desde a divulgação até o início das atividades já foram percebidas muitas dificuldade relacionadas ao comprometimento de alguns inscritos e à estrutura e funcionamento da escola, mas que vão sendo contornadas principalmente tendo em mente os resultados dos alunos tanto quantitativamente, no caso do aumento das notas, quanto no que se refere à perspectivas e motivações dos estudantes que relatam suas críticas, sugestões e aprovações do que foi estudado, como foi feito esse estudo e como se sentiram por meio do processamento de grupo, gerando mais crescimento pessoal, mais energia para continuidade dos estudos e para a união de esforços em busca do objetivo comum de aprovação na UFC. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rgsilva.pdf | 48,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.