Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45048
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estudo de congruências com discentes cegos: uma abordagem envolvendo a Sequência FEDATHI e o Método Van Hiele |
Autor(es): | Magalhães, Elisângela Bezerra Torres, Cícero Magérbio Gomes Brandão, Jorge Carvalho |
Palavras-chave: | Geometria;Cegos;Métodos de ensino |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia |
Citação: | MAGALHÃES, Elizângela Bezerra; TORRES, Cícero Magérbio Gomes; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Estudo de congruências com discentes cegos: uma abordagem envolvendo a Sequência FEDATHI e o Método Van Hiele. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Piedade, ano 8, n. 23, p. 73-89, jun. 2014. |
Resumo: | De que maneira podemos ensinar construções geométricas para discentes cegos incluídos em salas de aula regular? Com o objetivo de responder o questionamento, este artigo apresenta a vivência com 54 sujeitos que participaram de oficinas de matemática adaptada. Num total de 24 graduandos em pedagogia, 22 eram mulheres (20 cursando/concludentes) e 02 eram homens (graduados). Dos 30 matemáticos: 18 eram homens (08 cursando/concludentes) e 12 eram mulheres (4cursando/concludentes). No âmbito deste universo, 02 participantes apresentam baixa visão, sendo 01 da matemática e 01 da pedagogia. A justificativa para o termo vivência apresenta-se em função dos participantes terem sido, inicialmente, apresentados aos métodos e as técnicas (como Sequência Fedathi e Van Hiele) e logo em seguida, os participantes puderam colocar em prática, testando-as em salas de aula. Ao longo de todo esse processo, os participantes foram continuamente avaliados. Nesse contexto, e face às vivências que foram realizadas, pode-se perceber que por meio da utilização da Sequência Fedathi e Van Hiele, foi possível ensinar construções geométricas, bem como os conteúdos matemáticos (inclusive os atrelados a aspectos visuais) seja para sujeitos com cegueira quanto sem deficiência visual. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45048 |
ISSN: | 1987 1179 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_ebmagalhaes.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.