Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45019
Type: Resumo
Title: Relevância da interação na inclusão de articuladores no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
Authors: Furtado, Nicolas Miranda
Paiva, Jordam Marques de
Almeida, Luiza Camila Ferreira de
Bustamante Junior, Juan de Dios
Keywords: Integração;Evasão;Bolsistas
Issue Date: 2016
Citation: FURTADO, Nicolas Miranda et al. Relevância da interação na inclusão de articuladores no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Abstract in Brazilian Portuguese: Atualmente, no âmbito universitário, o índice de evasão dos cursos encontra-se elevado. Dito isso, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) combate, incisivamente, essas taxas, visto que este programa visa um maior engajamento dos estudantes fazendo com que, paulatinamente, eles se vejam, cada vez mais, engajados na faculdade. Nesse contexto, ao entrar no PACCE, sem dúvidas, na maioria dos casos, o estudante não está enturmado com os outros membros da bolsa. Dentro do programa, dentre várias atividades realizadas, existe uma estratégia denominada interação que, justamente, age, no intuito de fazer com que os alunos criem laços de amizade e saiam, por um curto período de tempo, do estressante meio acadêmico. Ademais, seguindo esse raciocínio, os bolsistas novatos que, em primeira instância, poderiam estar mais retraídos e deslocados, passam a ter um pretexto para interagir, fazendo com que esse processo de inclusão seja facilitado e, principalmente, agilizado. O presente estudo visa mensurar a disparidade entre o grau de interação de novatos e veteranos. Nessa perspectiva, a pesquisa, por meio de questionários aplicados em articuladores (novatos na bolsa) e facilitadores (veteranos na bolsa), que serão de resultados qualitativos, visto que integração não é algo mensurável. Espera-se que, ao analisar os resultados do questionário, facilitadores tenham mais vínculos com os outros membros do programa do que os articuladores. Desse modo, a importância da interação na integração dos articuladores no PACCE vai estar muito mais evidenciada. Conclui-se então, com base nos dados levantados, que quanto mais tempo o aluno passa na bolsa, maior número de interações ele participa e, por conseguinte, mais enraizado no programa ele estará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45019
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_nmfurtado.pdf48,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.