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dc.contributor.authorArrais Neto, Enéas de Araújo-
dc.contributor.authorCruz, Keyla de Souza Lima-
dc.date.accessioned2013-02-16T18:10:47Z-
dc.date.available2013-02-16T18:10:47Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationARRAIS NETO, Enéas de Araújo; CRUZ, Keyla de Souza Lima. As interfases da qualificação do trabalhador brasileiro no contexto da mundialização do capital. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1 , n. 6 , p. 294-306, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4499-
dc.description.abstractThis study aims to reflect about the dialetic relation between education and work, in the context of the capital globalization, and its effects in the workers professional qualification. Thus, the present study is a literature research, whose reading emphasize the relation between work and education from a historical-dialectical perspective. The research is based on Chesnais (1996), Alves (1999), Antunes (2010), Cunha (2000) and Ramos (2002) studies. We consider that the relation between education and work in the context of capital globalization is re-signified, whereas, in the internationalization process of capital, takes place a change in the current production system in the world, and the intensification of the concentration of wealth, leading in a competition between workers and leading in the requirement for professional qualification in accordance with the demands of the labor market. This effects deeply Brazilian professional education, whose repercussions demands priority an education based on flexibility and versatility to attend the demands of globalization and the crisis of employment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistalabor.ufc.br/index.phppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMundialização do capitalpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectCapital globalizationpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectProfessional Education and Professional Qualificationpt_BR
dc.titleAs interfases da qualificação do trabalhador brasileiro no contexto da mundialização do capitalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho visa refletir acerca da relação dialética entre educação e trabalho, inserido no contexto de Mundialização do Capital e seus rebatimentos na qualificação profissional dos trabalhadores. Para tanto, o presente estudo é uma pesquisa bibliográfica, cujas leituras têm como núcleo central a relação entre trabalho e educação a partir de uma perspectiva histórico-dialética. Destacamos que o aporte teórico deste estudo é subsidiado pelo pensamento de Chesnais (1996), Alves (1999), Antunes (2010), Cunha (2000) e Ramos (2002). Consideramos que a relação entre educação e trabalho no contexto de Mundialização do Capital é resignificada, uma vez que no processo de Internacionalização do Capital ocorre uma remodelagem do espaço produtivo a nível mundial, além do acirramento da concentração de riqueza, acarretando na concorrência entre os trabalhadores e na exigência por qualificação profissional de acordo com as demandas do mercado de trabalho. Essa processualidade atinge profundamente a educação profissional brasileira, cujos rebatimentos recaem na priorização de uma formação pautada na flexibilidade e na polivalência, de modo a atender as exigências da globalização e da crise do emprego.pt_BR
dc.title.enThe interfaces of the qualification of brazilian workers in the context of globalization of capitalpt_BR
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