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dc.contributor.advisorReis, Saulo Davi Soares e-
dc.contributor.authorFerreira, João Filipe Souza-
dc.date.accessioned2019-08-21T18:26:26Z-
dc.date.available2019-08-21T18:26:26Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERREIRA, J. F. S. Proposta interdisciplinar entre Física e música através da aprendizagem cooperativa. 2019. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44991-
dc.description.abstractThe resistance of a large portion of high school students to follow physics classes inspires the searching for alternative teaching strategies. In the present study, the use of the natural link between music and physics to provide an attractive and simplified learning experience to the students was used. To increase the distance from the traditional approach, which may sound monotonous to many students, Cooperative Learning Strategies are also used, turning physics classes more dynamic and interactive. In order to be more effective with the use of music concepts, it is necessary to understand the interdisciplinary connections between music and physics and how to apply its epistemological basis to the learning experience. It was realized that music was an useful tool in classes ranging from Simple Harmonic Motion to Acoustics, applying the physical concepts presented to the students together with the musical notions of rhythm, bar, harmony, octaves, dynamics and so forth, besides the use of musical instruments in class. In the end, satisfactory results were found, where 75% of the students were shown to be cooperate efficiently and understand physics concepts in music.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectMúsica e movimentopt_BR
dc.titleProposta interdisciplinar entre Física e música através da aprendizagem cooperativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA resistência de uma grande parte dos estudantes de ensino médio em acompanhar as aulas de física motiva a busca por estratégias de ensino alternativas. No presente estudo, foi usada a junção natural entre música e física para promover uma experiência de aprendizado atrativa e simplificada. Para aumentar mais a distância das aulas tradicionais, que podem parecer monótonas para muitos estudantes, estratégias de Aprendizagem Cooperativa também foram usadas, tornando as aulas de física mais dinâmicas e interativas. Para que seja mais eficaz com os conceitos musicais, é necessário compreender as conexões interdisciplinares entre música e física e saber como aplicar essa base epistemológica na experiência de aprendizado. Foi percebido que a música foi uma ferramenta útil nas aulas que vão desde o Movimento Harmônico Simples (MHS) até a Acústica, aplicando seus conceitos físicos paranos estudantes junto às noções de ritmo, compasso, harmonia, oitava, dinâmica e assim por diante, além do uso de instrumentos musicais. No final, foram encontrados resultados satisfatórios, onde 75% dos estudantes mostraram-se cooperativos de forma eficiente e entendedores de conceitos físico na música.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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