Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44983
Type: | Resumo |
Title: | Influência da interação e processamento de grupo no desenvolvimento de uma célula de estudos |
Authors: | Chaves, Matheus da Silva Braga, Emanuelle Fernandes Silva, Felipe Caetano da Bustamante Junior, Juan de Dios |
Keywords: | Aprendizagem cooperativa;Célula de estudos;Pilares |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | CHAVES, Matheus da Silva et al. Influência da interação e processamento de grupo no desenvolvimento de uma célula de estudos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo visa verificar o nível de influência da metodologia da aprendizagem cooperativa na construção de uma célula de estudos, focando nos pilares de interação face a face e processamento de grupo, citados por Johnson & Johnson como sendo dois dos cinco pilares necessários para que uma metodologia de aprendizado seja cooperativa. Tomando como partida a contínua dificuldade de manter um grupo unido em prol de atingir uma meta ou um objetivo em comum, a interação social age como uma forte alavanca que possui a capacidade de manter o grupo trabalhando como uma unidade. Nesse contexto é necessária uma constante análise dos problemas e vantagens do grupo, a essa análise dá-se o nome de processamento de grupo, que tem objetivo de sanar as deficiências presentes na equipe e em seus membros. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo comprovar a eficiência dos pilares da interação face a face e do processamento de grupo em células de estudo. Como metodologia, serão analisados dois grupos de estudo, em que apenas um desses será orientado a utilizar os pilares citados acima. Assim, comparando o desenvolvimento desses grupos, será possível avaliar, por meio de questionários, a eficácia da Aprendizagem Cooperativa. Os resultados serão demonstrados em um quadro confirmatório dos objetivos ao final da análise dos questionários. A partir desses dados, espera-se confirmar que os dois pilares em estudo são fundamentais para o sucesso de um grupo de estudos, e estimular o uso dessa metodologia no âmbito acadêmico. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44983 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mschaves.pdf | 48,45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.