Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44981
Tipo: TCC
Título: Uma proposta de inserção da história e filosofia da ciência no ensino de Física
Autor(es): Matias, Hans Kelsen Menezes
Orientador: Silva, Marcos Antônio Araújo
Palavras-chave: Ensino de Física;Ciência - Filosofia;Ciência - História;Planos de aula
Data do documento: 2019
Citação: MATIAS, H. K. M. Uma proposta de inserção da história e filosofia da ciência no ensino de Física. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O ensino de Física no Brasil vem passando por diversas transformações ao longo dos últimos anos, tanto pelo método de ingresso em Universidades, quanto pelo conteúdo que vem sendo abordado durante o período do segundo grau (ensino médio), e até mesmo através do cenário de transformar o ensino de Física mais receptivo para todos os estudantes. Aqui acompanharemos essa busca em transformar o estudo mais interessante para todos com a inserção do estudo da História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Física. Neste contexto, o estudante terá contato não só com dados prontos, como as teorias já formuladas, as equações já detalhadas, mas também terá a oportunidade de aprender como e por que estas teorias foram formuladas, bem como as necessidades que motivaram tais descobertas. E tem-se que este estudo abrange todas as áreas da Física, como, por exemplo: Mecânica, Ótica, Termodinâmica e Eletricidade; com isso, a inserção da HFC terá uma gama de assuntos para serem explorados pelo aluno, alcançando assim, a curiosidade e o interesse por alunos que vêem o estudo e a aprendizagem de Física como algo inatingível. Visando este objetivo serão apresentados alguns modelos de planos de aula envolvem HFC no ensino de Física.
Abstract: The teaching of Physics in Brazil has gone through several transformations over the last years, both the method of admission to universities and the content that has been approached during High School, even through the scenario of making the teaching of Physics more receptive to all students. Here we will follow this search to transform the study more interesting for all with the inclusion of the study of the History and Philosophy of Science (HFC) in the teaching of Physics. In this context, the student will have contact not only with data, as the theories already formulated, the detailed equations, but also will have the opportunity to learn how and why these theories were formulated, as well as the needs that motivated such discoveries. And this study covers all areas of Physics, for instance: Mechanics, Optics, Thermodynamics and Electricity; by these means, the insertion of HFC will have a range of subjects to be explored by the student, achieving curiosity and interest in students who see the study and learning of Physics as something unattainable. Aiming at this goal, some models of lesson plans will be presented involving HFC in Physics teaching.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44981
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_hkmmatias.pdf584,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.