Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44939
Tipo: Resumo
Título: Cursos docentes: história de visa de professores e professoras da UFC compõe o programa de formação docente (CASa/EIDEIA)
Autor(es): Nascimento, Lara Muniz Feitosa do
Zylberberg, Tatiana Passos
Palavras-chave: Professores;CASa;Curta
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: NASCIMENTO, Lara Feitosa do Nascimento; ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Cursos docentes: história de visa de professores e professoras da UFC compõe o programa de formação docente (CASa/EIDEIA). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A CASa - Comunidade de Aprendizagem Significativa, atual programa de formação docente da Universidade Federal do Ceará, foi fundado em maio de 2009 durante o REUNI, movimento de expansão do ensino superior. O programa apresenta uma proposta de aprendizagem cooperativa e significativa, que fomenta o intercâmbio entre professores de diversas áreas, valoriza o protagonismo e a experiência de cada docente. Os “Curtas Docentes” da CASa são atividades que tem por objetivo produzir vídeos sobre professores e professoras da Universidade Federal do Ceará (UFC), afim de dar visibilidade e reconhecimento das trajetórias singulares. Os docentes são convidados a participar, como uma das possibilidades de atividades de formação docente. Os bolsistas de Cinema e Audiovisual, colaboradores da CASa, agendam horários de acordo com a disponibilidade dos docentes, visitando as diversas unidades acadêmicas. Esses vídeos são editados e postados no canal do Youtube (CASaUFC). O canal conta com vinte e três vídeos de docentes de diferentes áreas da UFC. Outra relevância desta iniciativa é documentar docentes com diversificado tempo de dedicação a UFC, desde ingressantes no primeiro ano nesta instituição, como ainda, docentes titulares com mais de 25 anos de atuação na capital cearense. Os participantes têm a liberdade falar de sua história pessoal e profissional, contar os motivos que levaram a escolher a docência, apresentar a unidade acadêmica que atuam e os laboratórios que participam, podem ainda relatar o que têm vivido no cotidiano da Universidade, além de destacarem os desdobramentos de suas contribuições como servidores públicos no ensino superior.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44939
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lmfnascimento.pdf50,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.