Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44939
Type: Resumo
Title: Cursos docentes: história de visa de professores e professoras da UFC compõe o programa de formação docente (CASa/EIDEIA)
Authors: Nascimento, Lara Muniz Feitosa do
Zylberberg, Tatiana Passos
Keywords: Professores;CASa;Curta
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: NASCIMENTO, Lara Feitosa do Nascimento; ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Cursos docentes: história de visa de professores e professoras da UFC compõe o programa de formação docente (CASa/EIDEIA). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: A CASa - Comunidade de Aprendizagem Significativa, atual programa de formação docente da Universidade Federal do Ceará, foi fundado em maio de 2009 durante o REUNI, movimento de expansão do ensino superior. O programa apresenta uma proposta de aprendizagem cooperativa e significativa, que fomenta o intercâmbio entre professores de diversas áreas, valoriza o protagonismo e a experiência de cada docente. Os “Curtas Docentes” da CASa são atividades que tem por objetivo produzir vídeos sobre professores e professoras da Universidade Federal do Ceará (UFC), afim de dar visibilidade e reconhecimento das trajetórias singulares. Os docentes são convidados a participar, como uma das possibilidades de atividades de formação docente. Os bolsistas de Cinema e Audiovisual, colaboradores da CASa, agendam horários de acordo com a disponibilidade dos docentes, visitando as diversas unidades acadêmicas. Esses vídeos são editados e postados no canal do Youtube (CASaUFC). O canal conta com vinte e três vídeos de docentes de diferentes áreas da UFC. Outra relevância desta iniciativa é documentar docentes com diversificado tempo de dedicação a UFC, desde ingressantes no primeiro ano nesta instituição, como ainda, docentes titulares com mais de 25 anos de atuação na capital cearense. Os participantes têm a liberdade falar de sua história pessoal e profissional, contar os motivos que levaram a escolher a docência, apresentar a unidade acadêmica que atuam e os laboratórios que participam, podem ainda relatar o que têm vivido no cotidiano da Universidade, além de destacarem os desdobramentos de suas contribuições como servidores públicos no ensino superior.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44939
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_lmfnascimento.pdf50,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.