Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44931
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santiago, Silvany Bastos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Edivaldo Marinho de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T13:33:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-21T13:33:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-07 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA,Edivaldo Marinho de. Pluralismo metodológico e ensino de biologia na 2ª série do ensino médio. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44931 | - |
dc.description.abstract | Some subjects of Biology teaching, specifically when involving more abstract subjects such as Classification of Living Beings, Viruses and Bacteria, are difficult for students to understand. With the objective of analyzing Paul Feyerabend 's Methodological Pluralism as a teaching approach in contents of the discipline of Biology in the 2nd Year of High School, this work aims to make explicit the concept of Methodological Pluralism and its relation with Biology Teaching, to establish a dialogue between Methodological Pluralism and interdisciplinarity and to promote diverse practical classes for the different contents, seeking to provide a meaningful learning from the perspective of David Ausubel. This is a descriptive study and qualitative analysis and observational procedure presents a deductive and inductive approach, with experience reporting. Studying was characterized by a bibliographical and field research. The results suggest that the methodological approach adopted contributed to the qualitative improvement of the learning of the themes studied. Among the many concerns of the didactic action of the teacher is the reflection on his teaching strategies. In agreement with their proposal, these strategies are responsible for the experiences offered in the teaching practice, as well as for the didactic choices. Teaching methods should be examined, evaluated and re-evaluated in the course of the process, avoiding to imbue them with standardizing and routine rules or methodologies. In teaching Biology it is possible to minimize the difficulties of teaching and learning from the use of a pluralistic methodological approach. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Classificação | pt_BR |
dc.subject | Estratégias didáticas | pt_BR |
dc.title | Pluralismo metodológico e ensino de biologia na 2ª série do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Alguns temas do ensino de Biologia, especificamente quando envolvem assuntos mais abstratos, tais como Classificação dos Seres Vivos, Vírus e Bactérias, são de difícil compreensão por parte dos alunos. Com o objetivo de analisar o Pluralismo Metodológico de Paul Feyerabend como abordagem de ensino em conteúdos da disciplina de Biologia no 2º Ano do Ensino Médio, este trabalho visa explicitar o conceito de Pluralismo Metodológico e sua relação com o Ensino de Biologia, estabelecer um diálogo entre Pluralismo Metodológico e interdisciplinaridade e promover aulas práticas diversificadas para os diferentes conteúdos, buscando propiciar uma aprendizagem significativa na perspectiva de David Ausubel. Este é um estudo do tipo descritivo e de análise qualitativa e procedimento observacional, apresenta uma abordagem dedutiva e indutiva, com relato de experiência. O estudo caracterizou-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados sugerem que a abordagem metodológica adotada contribuiu para a melhoria qualitativa da aprendizagem dos temas trabalhados. Entre as muitas preocupações da ação didática do professor, está a reflexão sobre suas estratégias de ensino. Estando em acordo com a sua proposta, essas estratégias são responsáveis pelas experiências oportunizadas na prática docente, bem como pelas escolhas didáticas. Os métodos de ensino devem ser examinados, avaliados e reavaliados no decorrer do processo, evitando engessá-los com regras ou metodologias uniformizadoras e rotineiras. No exercício da docência em Biologia, é possível minimizar as dificuldades do ensino e da aprendizagem a partir da utilização de uma abordagem metodológica pluralista. | pt_BR |
dc.title.en | Methodological pluralism and biology teaching in the 2nd grade of high school | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_pe_emoliveira.pdf | 458,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2019_dis_emoliveira.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.