Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44908
Type: Resumo
Title: A monitoria de graduação: experiência vividas na elaboração do guia de percurso do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará
Authors: Ribeiro, Krishnamartha Vidigal
Salgado, Tiago dos Santos
Soares Júnior, Jair Lino
Maia, Igor Gouveia
Farias, Gilmar Alves de
Keywords: Guia de percurso;Evasão;Integração
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: RIBEIRO, Krishnamartha Vidigal; et al. A monitoria de graduação: experiência vividas na elaboração do guia de percurso do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente resumo tem como objetivo apresentar o Guia de Percurso do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). No Guia estão elencados pontos relevantes para o estudante ingressante. Como metodologia realizamos pesquisas nos sites oficiais da UFC e da FACED, entrevistas com servidores, professores e troca de informações com alunos experientes. O Guia foi construído pelos bolsistas do Projeto de monitoria, G-TERCOA que tem como principal objetivo contribuir para erradicação da evasão no curso de Pedagogia, possibilitando maior envolvimento dos estudantes com o curso a partir de ações diretas e efetivas. O Guia é uma ferramenta indispensável aos estudantes, pois o mesmo lhes confere informações que facilitam sua caminhada dentro do universo acadêmico. No Guia podemos encontrar informações sobre matrícula, trancamento, disponibilidades de bolsas e ajudas financeiras, carteira de estudante, estrutura física e administrativa da universidade, atendimento médico-odontológicos, atividades de lazer e desporto, restaurante universitário, centro acadêmico, entre outros serviços. O Guia também oportuniza uma economia de tempo, pois disponibiliza informações úteis e atualizadas em um só editorial. Em linhas gerais, o Guia se preocupou em copilar tais informações, a fim de servir como elemento norteador, auxiliando o estudante-ingressante na sua integração ao curso, consolidando um sentimento de pertencimento, diminuindo, por sua vez, a evasão do curso de Pedagogia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44908
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_kvribeiro.pdf49,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.