Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44864
Tipo: | Resumo |
Título: | Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior. |
Autor(es): | Oliveira, Ana Paula Vasconcelos de Marinho, Gabrielle Silva Silva, Denize de Melo Alves, Liduína Lopes Oliveira, Maria Lucijane Gomes Lima, Marcos Antonio Martins |
Palavras-chave: | Avaliação institucional;Acreditação;Qualidade na educação |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | OLIVEIRA, Ana Paula Vasconcelos de et al. Avaliação institucional: a qualidade na especialização no ensino superior. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumo: | Como resultado das novas relações no mundo do trabalho a avaliação ultrapassa seu objeto inicial de atuação, assim muito se pode contribuir através dos estudos desta área. Desta forma, a problemática surge com a intenção de se poder observar a especialização na área da saúde destinada a médicos, nutricionistas e fisiologistas do exercício, dentro de uma perspectiva diferenciada sobre a saúde em um movimento de percepção sobre o acompanhamento do paciente numa visão de equipe multidisciplinar. Para tanto a inquietação norteadora desta tese é: como avaliar uma especialização de forma a contribuir com a qualidade desta? A proposta do estudo sobre esta realidade tem como objetivo realizar uma construção dialogada acerca de um modelo de avaliação para o curso de especialização, observando a qualidade das questões educacionais. A elaboração deste estudo se utilizará do espaço metodológico quadripolar de De Bruyne, para a organização metodológica foram definidas a priori as categorias teóricas: avaliação, avaliação institucional, acreditação, modelos de avaliação e qualidade na educação. Como lócus uma acadêmica para o ensino superior, com sede geral em Fortaleza, e que possui três polos de atuação a nível Brasil: Recife, São Paulo e Goiânia. Para a estratégia de coleta de dados a realização de observação, entrevista, questionários e grupo focal. Esta pesquisa torna-se relevante pela possibilidade reflexiva, de melhoria contínua dos cursos de especialização pensados para o ensino superior e o seu impacto para a formação profissional, estabelecendo papel autônomo sobre a co-responsabilidade e utilizando-se da avaliação enquanto estratégia de melhoramento contínuo das ações desenvolvidas e nas novas tomadas de decisões acerca da qualidade. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44864 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_apvoliveira.pdf | 50,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.