Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.date.accessioned2019-08-16T11:47:46Z-
dc.date.available2019-08-16T11:47:46Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationLIMA, Marcos Antonio Martins. A avaliação dinâmica-dialógica do ensino-aprendizagem e as contribuições do sociointeracionismo em Vygotsky. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 98-120.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44760-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectEficiência do ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.subjectTeoria sócio-histórico-culturalpt_BR
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA avaliação dinâmica-dialógica do ensino-aprendizagem e as contribuições do sociointeracionismo em Vygotskypt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação do ensino-aprendizagem, como um projeto humano que se faz com, pelos educandos e a partir deles, também precisa garantir uma abordagem interativa, dinâmica e diagnóstica deste processo educativo. A busca de opções educacionais para auxiliar na melhor efetividade dos processos de avaliação de ensino-aprendizagem, compreende a aplicação da abordagem sociointeracionista de Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934), não como um modismo ou como um dogma, mas como mais um método adicionado à processualidade da avaliação educacional, que vem, juntamente com outras abordagens, propor tentativas de ultrapassar o estado de conhecimento do tempo atual, a respeito, principalmente, das práticas e análises quantitativas e qualitativas na avaliação do ensino e da aprendizagem humana. Inicialmente, é importante reconhecer em Vygotsky "um estudioso inquieto e obstinado, que dedicou sua vida ao esforço de romper, transformar e ultrapassar o estado de conhecimento e reflexão sobre o desenvolvimento humano de seu tempo" (REGO, 1995, p. 17). Demonstrando coerência com sua abordagem interacionista e social, Vygotsky, juntamente com outros pesquisadores, dentre eles, Alexander Romanovich Luria ( 1902 -1977) e Alexei Nikolaievich Leontiev (1904-1979), foram capazes de integrar diferentes ramos de conhecimento nas Ciências humanas. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_capliv_mamlima.pdf13,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.