Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44348
Tipo: | TCC |
Título: | Programa de educação em células cooperativas: Prática e prece pela emancipação social de pentecoste |
Autor(es): | Ramos, Tony Wérison de Sousa |
Orientador: | Santiago, Eduardo Girão |
Palavras-chave: | Desenvolvimento social;Educação - Pentecoste (CE) |
Data do documento: | 2009 |
Citação: | RAMOS, T. W. S. Programa de educação em células cooperativas: Prática e prece pela emancipação social de pentecoste. 2009. 128 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) Departamento de Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. |
Resumo: | O presente trabalho de monografia tem como objeto de pesquisa a experiência do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) no município de Pentecoste, Ceará. Através desse programa, estudantes de origem popular estão ingressando na universidade pública e retornando às suas comunidades de origem para desenvolver projetos sociais na área de educação, desenvolvimento econômico e empoderamento comunitário. Verificamos em nosso trabalho teórico-empírico, que o PRECE se configura como uma rede social de desenvolvimento comunitário, pautada em laços de confiabilidade e cooperação entre seus membros. Nossa disposição foi, primeiramente, demonstrar a experiência do PRECE como uma manifestação ativa de formação de capital social no semi-árido nordestino. Posteriormente, comprovar a importância de uma educação transformadora e emancipatória como vetor fundamental para o desenvolvimento local. Mesmo em um município com vícios políticos enraizados reforçados por uma estrutura de poder local atrasada, o PRECE vem induzindo a formação de lideranças comprometidas com a transformação da realidade local e a emancipação social de suas comunidades. |
Abstract: | The present work has the experience of Cooperative Cells Education Program (PRECE) in the countryside town Pentecoste CE as the research object. Through this program, students of popular origin are entering the public university and returning to their origin communities in order to develop social projects concerning education, economic development and community empowerment. We could verify that in our theoretical-empirical work PRECE appears as a social network of community development, guided by reliability and cooperation ties among its members. We firstly aimed to demonstrate the experience of PRECE as an active manifestation of social capital formation in the Brazilian Northeast semiarid. Afterwards, we aimed to prove the importance of a transformational and emancipatory education as a fundamental vector to local development. Even acting in a town rooted in political misconduct which is reinforced by an exceeded local power structure, PRECE has been inducing the formation of leaders committed with the transformation of their local reality and the social emancipation of their communities. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44348 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS SOCIAIS NOTURNO- Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_tcc_twsramos.pdf | 770,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.