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Tipo: TCC
Título : Escola de formação internacional: Limites e possibilidades da educação experimental no Ceará
Autor : Pinto, Neilyanne Almeida
Tutor: Passos, Carmensita Matos Braga
Palabras clave : Currículos;Prática de ensino
Fecha de publicación : 2011
Citación : PINTO, N. A. Escola de formação internacional: Limites e possibilidades da educação experimental no Ceará. 2011. 53 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumen en portugués brasileño: Conhecer e problematizar Instituições Educacionais que se propõem a ensinar valores sociais, políticos, humanos entre tantos outros, que possam contribuir para o desenvolvimento e a emancipação humana e não apenas conteúdos foi o motivo norteador para a problematização desta pesquisa. O referido trabalho tem por objetivos: analisar as características da metodologia técnica experiencial utilizada pelo Programa do School for International Traning (S.I.T.); identificar as teorias da educação e/ou curriculares presentes no Programa S.I.T.; bem como identificar as peculiaridades do projeto. Esta pesquisa é de âmbito local e se caracteriza como pesquisa qualitativa que utiliza como procedimentos técnicos: a consulta de documentos norteadores, a realização de entrevista semi-estruturada. No primeiro momento da pesquisa foi realizado um contato inicial com o coordenador do projeto, Bill Calhoun, por meio de participação em reuniões e troca de e-mails para levantar algumas informações. Posteriormente, a pesquisa constou da leitura e análise dos documentos norteadores do projeto que se assemelham ao Projeto Político Pedagógico de uma instituição educacional. A análise e a discussão dos dados foram refletidos segundo categorias conceituais de teorias da educação e do currículo e metodológica e apontam para a importância do S.I.T. enquanto espaço de resistência e questionamento, bem como espaço de formação de identidades, subjetividades crítica socialmente. Ao final da pesquisa pudemos considerar que os objetivos e a metodologia do projeto possuem uma proposta diferenciada de Educação e contribui para a qualidade da formação destes sujeitos, bem como alumas barreiras encontradas pela comunidade que impedem seu acesso as informações sobre sua comunidade.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44325
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