Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44100
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Química em atividade: participação de educandos do ensino médio no design de jogos digitais educacionais para educação do campo |
Autor : | Peres, Flávia Mendes de Andrade e Falcão, Taciana Pontual Morais, Dyego Carlos Sales de Aquino, Jhonatan R. S. |
Palabras clave : | Educação - Química;Planejamento da Educação - Química;Tecnologia - Educação |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFSCar |
Citación : | PERES, Flávia Mendes de Andrade e; FALCÃO, Taciana Pontual; MORAIS, Dyego Carlos Sales de; AQUINO, Jhonatan R. S. Química em atividade: participação de educandos do ensino médio no design de jogos digitais educacionais para educação do campo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 818-827. |
Resumen en portugués brasileño: | Os jovens do campo vivenciam dificuldades na educação formal, como a ausência de contextualização de conteúdos curriculares para sua realidade. A educação do campo pode minimizar esses problemas a partir de diretrizes que favorecem a produção de sentidos sobre os conceitos científicos, relacionando-os ao cotidiano, e evidenciando um potencial transformador. Esse trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre o desenvolvimento de jogos digitais educacionais, com a participação de educandos de uma escola da zona rural de Pernambuco, seguindo a metodologia DEMULTS. Os resultados apontam para aprendizagem de química entrelaçada ao território rural e competências em design e programação. |
Abstract: | Young students from rural areas go through difficulties through their formal education, such as lack of contextualization of curricular contents for their reality. Rural education can minimize these problems based on guidelines which favor sense-making about scientific concepts, establishing relationships with daily life, and putting the potential of transformation in evidence. This work presents results from a research about the development of digital educational games with the participation of students from a school in the rural area of the state of Pernambuco, following the DEMULTS methodology. Results point to learning of Chemistry concepts integrated with themes from the rural territory and competences in design and programming. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44100 |
ISBN : | 2316 8889 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_fmaperes.pdf | 547,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.