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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVahldick, Adilson-
dc.contributor.authorSchoeffel, Pablo-
dc.contributor.authorLiz, Fernando Borguesan-
dc.contributor.authorRamos, Vinicius Faria Culmant-
dc.contributor.authorWazlawick, Raul Sidnei-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:29:41Z-
dc.date.available2019-07-25T11:29:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVAHLDICK, Adilson; SCHOEFFEL, Pablo; LIZ, Fernando Borguesan; RAMOS, Vinicius Faria Culmant; WAZLAWICK, Raul Sidnei. Maior frequência na aplicação de instrumentos de avaliação em uma disciplina introdutória de programação: impactos no desempenho e motivação . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 739-748.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44092-
dc.description.abstracthe individualized support by the teacher is unfeasible with classes around 40 students in the introductory programming courses. This paper reports an attempt to increase the frequency of assessments with an Introductory Programming class by creating smaller intervals between evaluations so that both students and teachers were aware of the evolution of the class throughout the semester. The article presents the results regarding students' performance and motivation, identifying a correlation between the motivation and the performance of the evaluations, but identifying unsatisfactory results in relation to the final averages and approval rates.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectModalidades de Educação Especial - Programaçãopt_BR
dc.subjectPrograma de Computaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia da Motivaçãopt_BR
dc.titleMaior frequência na aplicação de instrumentos de avaliação em uma disciplina introdutória de programação: impactos no desempenho e motivaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO atendimento individualizado pelo professor é inviável com turmas em torno de 40 alunos nas disciplinas introdutórias de programação. Esse artigo relata uma tentativa de aumentar a frequência de avaliações com uma turma de Introdução à Programação, criando intervalos menores entre os instrumentos de avaliação (provas), para que tanto os alunos quanto professor estivessem cientes da evolução da turma durante todo o semestre. O artigo apresenta os resultados quanto ao desempenho e motivação dos alunos, identificando uma correlação entre a motivação e o desempenho das avaliações, porém identificando resultados não satisfatórios com relação às médias finais e taxas de aprovação.pt_BR
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