Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44084
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres |
Autor : | Sass, Camila Kanashiro, Camila Yahata, Érika Nocete, Gabriela Baldi, Julia Tenore, Lara Santana, Natália Ribeiro, Thais Rodriguez, Carla Sato, Cristiane Goya, Denise Venero, Mirtha Rocha, Rafaela V. |
Palabras clave : | Representatividade feminina - Computação;Computação - programação em cursos para mulheres;Computação - atuação feminina |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFSCar |
Citación : | SASS, Camila; KANASHIRO, Camila; YAHATA, Érika; NOCETE, Gabriela; BALDI, Julia; TENORE, Lara; SANTANA, Natália; RIBEIRO, Thais; RODRIGUEZ, Carla; SATO, Cristiane; GOYA, Denise; VENERO, Mirtha; ROCHA, Rafaela V. Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 659-668. |
Resumen en portugués brasileño: | A baixa representatividade feminina nos cursos de Computação é um problema abordado mundialmente. Entretanto, são necessárias iniciativas locais que precisam da participação da comunidade de interesse. Dessa forma, este artigo relata um projeto que visa aplicar diferentes estratégias para motivar e ensinar lógica de programação para e por mulheres. A metodologia aborda três processos: pesquisa (compreensão dos fatores que afastam meninas da computação), divulgação, motivação e ensino de lógica de programação em cursos para mulheres. No artigo são apresentadas as ações em andamento que visam contribuir para o aumento do número de mulheres na área, bem como seus primeiros resultados. |
Abstract: | The low number of women in Computing courses is a problem addressed worldwide. However, local initiatives are needed that require the participation of the community of interest. In this context, this article reports a project that aims to apply different strategies to motivate and teach programming logic to and by women. The methodology includes three processes: research (understanding factors that discourage girls from computing), dissemination, motivation and teaching programming logic in courses for women. In this paper, the actions in progress are presented, that aim to contribute to the increase of the number of women in the course, as well as their first results. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44084 |
ISSN : | 2316 8889 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_asass.pdf | 532,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.