Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44084
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres
Autor : Sass, Camila
Kanashiro, Camila
Yahata, Érika
Nocete, Gabriela
Baldi, Julia
Tenore, Lara
Santana, Natália
Ribeiro, Thais
Rodriguez, Carla
Sato, Cristiane
Goya, Denise
Venero, Mirtha
Rocha, Rafaela V.
Palabras clave : Representatividade feminina - Computação;Computação - programação em cursos para mulheres;Computação - atuação feminina
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UFSCar
Citación : SASS, Camila; KANASHIRO, Camila; YAHATA, Érika; NOCETE, Gabriela; BALDI, Julia; TENORE, Lara; SANTANA, Natália; RIBEIRO, Thais; RODRIGUEZ, Carla; SATO, Cristiane; GOYA, Denise; VENERO, Mirtha; ROCHA, Rafaela V. Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 659-668.
Resumen en portugués brasileño: A baixa representatividade feminina nos cursos de Computação é um problema abordado mundialmente. Entretanto, são necessárias iniciativas locais que precisam da participação da comunidade de interesse. Dessa forma, este artigo relata um projeto que visa aplicar diferentes estratégias para motivar e ensinar lógica de programação para e por mulheres. A metodologia aborda três processos: pesquisa (compreensão dos fatores que afastam meninas da computação), divulgação, motivação e ensino de lógica de programação em cursos para mulheres. No artigo são apresentadas as ações em andamento que visam contribuir para o aumento do número de mulheres na área, bem como seus primeiros resultados.
Abstract: The low number of women in Computing courses is a problem addressed worldwide. However, local initiatives are needed that require the participation of the community of interest. In this context, this article reports a project that aims to apply different strategies to motivate and teach programming logic to and by women. The methodology includes three processes: research (understanding factors that discourage girls from computing), dissemination, motivation and teaching programming logic in courses for women. In this paper, the actions in progress are presented, that aim to contribute to the increase of the number of women in the course, as well as their first results.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44084
ISSN : 2316 8889
Aparece en las colecciones: FACED - Eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_asass.pdf532,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.